Respostas
Resposta:
Muito se fala sobre a vitamina D e sua importância para nossa saúde. Mas você já se perguntou o que ela faz exatamente, e por quê precisamos dela? Vamos começar pelo início de tudo.
O que é a vitamina D?
A famosa vitamina D é considerada um pré-hormônio, pois ao contrário das outras vitaminas, ela é produzida pelo nosso corpo, embora também possa ser ingerida por outras fontes. Inclusive, o termo “vitamina D” é considerado por alguns como incorreto. Ela foi descoberta no início da década de 1920 por cientistas que pesquisavam doenças ósseas infantis, e desde então vem se revelando uma aliada em muitos aspectos do nosso organismo. Ela é responsável por:
– Auxiliar na formação de ossos e dentes;
– Auxiliar na absorção de cálcio e fósforo;
– Auxiliar no funcionamento dos sistemas imunológico e muscular;
– Auxiliar na manutenção dos níveis de cálcio no sangue;
– Auxiliar no processo de divisão celular.
Além desses muitos outros benefícios ainda estão sendo estudados. Isso se deve ao fato de que existem receptores de vitamina D em quase todo o nosso corpo, como no coração, pâncreas, cérebro, músculos, linfócitos, pulmão, etc. E isso faz com que a vitamina D tenha uma ação positiva nesses locais!
Como adquirimos a vitamina D?
De forma geral, a maior parte da vitamina D é produzida pelo corpo através da exposição ao sol. A radiação ultravioleta B (raios UVB) ativa a síntese da pré-vitamina D na pele. Esta é levada para o fígado, onde passa por um processo de transformação e vira a forma inativa da vitamina D, cientificamente conhecida por 25OHD. Então, parte é armazenada no tecido adiposo, como uma reserva, e parte é direcionada ao rim onde mais um processo ocorre e a forma inativa se transforma na ativa, chamada cientificamente de 1,25(OH)2D.
Para sintetizar a quantidade ideal, nosso corpo precisa de pelo menos 15 a 30 minutos de exposição diária ao sol. Porém, alguns fatores influenciam nesse tempo: peso, cor da pele, horário, o quanto o corpo está exposto. Isso porque a melanina e a roupa funcionam como uma barreira mecânica para os raios UVB. Já o peso é um fator, pois como o colecalciferol (forma de vitamina D) é uma substância lipossolúvel, o corpo precisa de uma quantidade maior para garantir que o processo de produção da vitamina D se complete.