Em porquinhos da índia, o alelo dominante M condiciona a cor preta e o m a cor marrom, o alelo L condiciona o pelo curto e o l o pelo longo. Quais os descendentes do cruzamento entre um indivíduo duplo-heterozigoto com um outro heterozigoto para preto e pelo longo?
Por favor preciso da questão pra sexta, a puderem colocar cálculo e explicação ajuda!
Respostas
A partir dos devidos cruzamentos realizados, e tendo conhecimentos sobre o método resolutivo de questões da Segunda Lei de Mendel, chegamos na conclusão que 6/16 serão pretos com pelo longo, 6/16 serão pretos com pelo curto, 2/16 serão marrom e com pelo curto e 2/16 serão marrom com pelo longo.
- Mas como saber disso ?
É bastante simples, vamos ler o que a questão nos disse. Ela nos disse que em porquinhos da índia, o alelo dominante ''M'' condiciona a cor preta e o alelo recessivo ''m'' condiciona a cor marrom, assim como o alelo ''L'' condiciona o pelo curto e o ''l'' o pelo longo. Dito isso, nos pergunta quais os descendentes resultantes do cruzamento entre um indivíduo duplo heterozigoto com outro heterozigoto para pelo preto e longo.
Antes de prosseguirmos, vamos anotar os fenótipos e genótipos existentes, se o alelo M determina a cor preta, isso significa que um porquinho da índia desse cor, será dado por 2 genótipos, que são :
- Homozigoto dominante (MM)
- Heterozigoto (Mm)
Enquanto que um porquinho da índia marrom, será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (mm).
A mesma análise faremos com o tamanho do pelo, se o alelo ''L'' condiciona o pelo curto, então um porquinho da índia com essa característica será dado também por 2 genótipos, a saber :
- Homozigoto dominante (LL)
- Heterozigoto (Ll)
Enquanto que um porquinho da índia com pelo longo, será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (ll).
Pronto, anotamos os genótipos e fenótipos que esses animais podem possuir, agora podemos prosseguir com o desenvolvimento da questão.
- E qual o próximo passo ?
Nós vamos agora anotar os genótipos dos animais que vão ser cruzados entre si, a própria questão já nos informou os genótipos, um é duplo heterozigoto e o outro é heterozigoto para pelo preto e pelo longo.
- Anotando os genótipos :
- E o que faremos agora ?
Agora nós vamos ter que retirar os gametas que cada genótipo vai produzir, isso no intuito de quando tirarmos, podermos montar um quadro de Punnett, realizando a combinação de alelos e assim determinando o fenótipo da prole e em que proporção virão surgir.
Um animal que possui o genótipo MmLl produz 4 gametas, a saber :
- ML
- Ml
- mL
- ml
Enquanto que um animal que possui o genótipo Mmll produz 2 gametas, que serão :
- Ml
- ml
Agora que retiramos os gametas, podemos montar o quadro de Punnett.
- Montando o quadro de Punnett :
Ml Ml ml ml
ML MMLl MMLl MmLl MmLl
Ml MMll MMll Mmll Mmll
mL MmLl MmLl mmLl mmLl
ml Mmll Mmll mmll mmll
Pronto, agora que montamos o quadro basta analisá-lo, analisando-o corretamente, concluímos que :
6/16 serão pretos com pelo curto (MMLl, MMLl, MmLl, MmLl, MmLl e MmLl)
6/16 serão pretos com pelo longo (MMll, MMll, Mmll, Mmll, Mmll e Mmll)
2/16 serão marrons com pelo curto (mmLl e mmLl)
2/16 serão marrons com pelo longo (mmll e mmll)
Em suma, podemos a partir do cruzamento realizado, determinar como será o fenótipo dos porquinhos da índia e em qual proporção isso irá ocorrer.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/49305545
Bons estudos e espero ter ajudado :)