Em sentido restrito, a palavra “caixa” refere-se apenas ao numerário existente nas dependências de uma organização, porém, na elaboração do orçamento de caixa, essa palavra é empregada de forma mais ampla. Assim, determina-se que o orçamento de caixa consiste em estimar as entradas no caixa, decorrentes de vendas ou outras receitas, e as saídas no caixa, que resultam dos custos, das despesas operacionais e outros gastos. Dessa forma, para o referido contexto, o “caixa” é uma ferramenta primordial para a tomada de decisões financeiras e reflete a disponibilidade imediata, que tem a capacidade de atender as obrigações junto à fornecedores e outros compromissos.



CARNEIRO, M.; MATIAS, A. B. Orçamento empresarial. Rio de Janeiro: SESES, 2015.



Considerando o excerto, avalie as afirmativas sobre a elaboração do orçamento de caixa.


I. A elaboração do orçamento de caixa pode oferecer estimativas de entradas de receitas, bem como das saídas, provenientes de gastos.

II. A elaboração do orçamento de caixa permite entender a distribuição do dinheiro, bem como, analisar a capacidade de pagamento imediato.

III. A preparação do orçamento de caixa requer que se analise exclusivamente a projeção de recebimento, demonstrando assim sua capacidade de pagamento.

IV. O controle eficaz sobre o orçamento de caixa permite assegurar que as empresas mantenham sua disponibilidade financeira, honrando, assim, com suas obrigações.



É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e IV, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: redermann72
3

Resposta:

Alternativa 4: I, II e IV, apenas.

Explicação:

Perguntas similares