• Matéria: História
  • Autor: lucemara80
  • Perguntado 3 anos atrás

m 1548, o rei português D. João III implementou uma modificação na administração colonial do Brasil, com a introdução do Governo Geral. Sobre a substituição do sistema de capitanias hereditárias e a criação do Governo-Geral, leia o texto a seguir: Ao substituir o sistema de capitanias hereditárias pelo Governo-Geral, a Coroa portuguesa ___________ as capitanias hereditárias. Essa substituição se deveu _____________ dos donatários, o que levou ______________ da economia açucareira. Assim, o Governo-Geral tinha como objetivo a _____________________ político-administrativa da América portuguesa. A alternativa que apresenta os termos corretos para o preenchimento das lacunas na ordem em que são apresentadas é: ​​​​​​​ manteve – à falta de recursos – à decadência – centralização. extinguiu – à falta de recursos – ao desenvolvimento – centralização. extinguiu – à falta de recursos – à decadência – descentralização. manteve – ao enriquecimento – à decadência – descentralização.

Respostas

respondido por: nataliafransantos
6

Sobre a introdução do governo-geral no Brasil completam as lacunas: “manteve – à falta de recursos – à decadência – centralização” (alternativa a).

O texto faz referência ao novo sistema de organização administrativa implantado no ano de 1548, pois a tentativa de povoamento do Brasil não deu os resultados esperados por Portugal.

A implantação do Governo-Geral

Naquele contexto, não houve a extinção do sistema de Capitanias Hereditárias, apenas a subordinação dos capitães donatários à autoridade do Governador-Geral.  O sistema de Capitanias-Hereditárias só seria extinto no século XVIII através de uma decisão administrativa do Marquês de Pombal.

No sistema de Capitanias Hereditárias, o poder administrativo no território estava fragmentado (descentralizado). Com o Governo-Geral, houve uma tentativa de centralização do poder nas mãos de uma única pessoa, denominado Governador-Geral, que passou a ser a maior autoridade da colônia.

Os primeiros governadores-gerais do Brasil foram Tomé de Souza (1549-1553), Duarte da Costa (1553-1558) e Mém de Sá (1558-1572). Em cada um desse governos, houve um acontecimento importante para a história do Brasil, como a vinda dos jesuítas (governo de Tomé de Souza), a invasão dos franceses ao Rio de Janeiro (Duarte da Costa) e a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro (Mém de Sá).

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a introdução do Governo-Geral no Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/6252626

Anexos:

lange1974: cade a resposta
respondido por: raquelbarroscab
4

Resposta:

D.

manteve – à falta de recursos – à decadência – centralização.

Explicação:

O objetivo do Governo-Geral era a centralização político-administrativa da América portuguesa, de forma a possibilitar melhores condições para donatários (as capitanias hereditárias não foram extintas) desenvolverem suas atividades econômicas, evitando o que ocorreu com o primeiro modelo de capitanias — ao depender apenas do capital privado, houve ausência de recursos e queda na produção açucareira.

Perguntas similares