4. Levando em conta o conceito e a forma de aplicação do cálculo da TIR, responda: Um empreendedor da área logística vai realizar um investimento de R$ 125.000,00 para a renovação de sua frota de veículos. A equipe financeira já apurou a taxa de atratividade, de 7%, e expressou que os retornos de fluxo de caixa são de R$ 14.000,00 em cada mês nos próximos doze meses. O cálculo da TIR é de 4,87%. Munido dessas informações, escolha a alternativa correta em relação à viabilidade do negócio:
A. O negócio é viável, pois a TIR apresenta um retorno inferior à taxa de atratividade.
B. O negócio é inviável, pois a TIR apresenta um retorno inferior à taxa de atratividade.
C. O negócio é viável, pois os fluxos de caixa somados superam o valor do investimento inicial.
D. O negócio não é nem viável, nem inviável, devido à proximidade da taxa de atratividade interna de retorno.
E. O negócio é inviável, pois o resultado dos fluxos de caixa somados totaliza um valor inferior ao investimento inicial.
Respostas
D pois é a D pq a Letra D é legal
Explicação:
D de Dado
Resposta:
LETRA B.
O negócio é inviável, pois a TIR apresenta um retorno inferior à taxa de atratividade.
Explicação:
A TIR representa a qualidade de um investimento, mensurando o retorno desse para o investidor. A TIR é um índice comparativo entre um investimento inicial, as despesas futuras de um investimento e qual retorno tal investimento pode trazer para a empresa. No entanto, a taxa mínima de atratividade é uma taxa de juros que representa o mínimo que um investidor deseja de retorno de um investimento. Dessa forma, quando a taxa interna de retorno é maior que a taxa de atratividade, temos um negócio viável, se a taxa de atratividade é maior que a taxa interna de retorno, o negócio é inviável. O negócio não é nem viável nem inviável quando a taxa de atratividade e a TIR são exatamente iguais, sendo que, nesse caso, o empreendedor poderá escolher se é válido ou não realizar o investimento.