E, para concluir... formas de injustiça, preconceito e violência. Trata-se de agir de acordo com princípios éticos, de podem refletir na sociedade. Ter alteridade e empatia é ação necessária para combater as die Nesta Situação de Aprendizagem você foi convidado a pensar sobre como as nossas as cráticos, inclusivos e solidários. É ter atitudes que respeitam os seres humanos, garantindo assm Tha" no mundo em que vivemos? - apresentada na abertura desta situação, chama a atenção tem seus direitos. A situação-problema do semestre - Como explicar e entender a "liberdade a importância das nossas escolhas e atitudes para a manutenção da democracia e dos Direitos Hu um texto argumentativo, apresentando a importância das boas escolhas, e propondo solucoes manos. A partir das reflexões realizadas pelos momentos desta situação de Aprendizagem, elecom ainda que sejam idealizadas, para termos uma sociedade justa e igualitária.
Respostas
A liberdade é uma consequência da existência de leis que nos permitam escolher nosso caminho.
Liberdade de escolha
Em uma sociedade relativista, isto é, de princípios morais dúbios é impossível que haja de fato liberdade moral, apenas libertinagem travestida de liberdade.
A questão do homem ser de fato livre ou não é um debate antigo da filosofia, não é de hoje que tentamos sistematizar os conceitos de liberdade para defini-la como algo possível ou apenas uma utopia que visa o nosso bem.
Afinal, qual o ser humano não quer ser de fato livre? Mas de uma coisa temos certeza: Só há liberdade onde há princípios morais e responsabilidade moral.
Para a religião os princípios morais vem de um ''THEOS'' (Divindade), de forma que ela é a base moral para as nossas ações. Para a filosofia/ética a moralidade independe de uma divindade específica, na verdade ela é fruto da evolução humana.
Ora, mas para ter liberdade real é preciso que haja pelo menos três requisitos: Caminhos distintos para escolher, responsabilidade moral sobre suas escolhas e consequências reais para cada escolha. Se não houver escolhas reais não haverá o que escolher, se não houver responsabilidade moral não há liberdade e sim libertinagem e se não houver consequências reais, nossas escolhas não seriam livres e sim libertinas.
Por isso em uma sociedade com seres moralmente responsáveis por seus atos, é preciso que aprendamos a escolher de maneira que nossas escolhas contribuam com o nosso próximo.
Você pode saber mais sobre ética e liberdade acessando esse link: https://brainly.com.br/tarefa/34386772