• Matéria: Química
  • Autor: MarcaradaMorte
  • Perguntado 3 anos atrás

preciso de um texto sobre microplasticos nos oceanos (que de 4 paragrafos no minimo)


hellenalves544555533: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, atividade mapa, resumos, redações, relatório de aula prática, trabalhos escritos, potifólios, resolução de atividades, provas, resumos entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5

Respostas

respondido por: machadonathally
1

Resposta:

Como o microplasticos nos afetam ?Os seres humanos geraram 8,3 bilhões de toneladas métricas de plástico desde 1950. Apenas 9% dos resíduos plásticos são reciclados e a grande maioria acaba em aterros e no meio ambiente, onde se desagrega em micropartículas que poluem as águas e o ar, prejudicam a fauna marinha e, finalmente, são ingeridas pelos seres humanos.

Detalhe da água do mar contaminada por microplásticos.

Pequenos fragmentos de plástico dispersos na areia.

O IMPACTO DOS MICROPLÁSTICOS

Um peso equivalente ao de 80 milhões de baleias azuis, 1 bilhão de elefantes ou 25.000 Empire State Buildings. Essa é a quantidade de plástico gerada pelo ser humano desde que começou sua produção em grande escala de materiais sintéticos no início da década de 50: 8,3 bilhões de toneladas métricas. Uma quantidade suficiente para cobrir a Argentina. São dados do estudo Production, use and fate of all plastics ever made efetuado em 2017 pela Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, Universidade da Geórgia e Sea Education Association.

De forma previsível, a produção anual de plástico foi multiplicando-se com o passar dos anos, passando de 2 milhões de toneladas métricas em 1950 para mais de 400 milhões em 2015. Essa tendência não parece recuar: da totalidade do plástico gerado entre essas duas datas pelos seres humanos, metade foi produzida nos últimos anos. Uma das principais causas do aumento irrefreável na produção de plástico radica no fato de ter uma vida útil muito breve: metade se converte em resíduos após quatro anos de uso ou menos. Embora seja verdadeiramente preocupante que apenas 9% desses resíduos foram reciclados, enquanto 12% foram incinerados e 79% acabaram em aterros e no meio ambiente.

Boa parte do plástico que acaba no meio ambiente chega aos mares e oceanos. A água, o sol, o vento e os microrganismos vão degradando o plástico descartado nos oceanos até convertê-lo em diminutas partículas com menos de 0,5 centímetros amplamente conhecidas como microplásticos. Tais partículas são ingeridas pelo plâncton, bivalves, peixes e até baleias, que as confundem com comida. Em 2016, um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) informava sobre a presença de microplásticos em até 800 espécies de peixes, crustáceos e moluscos.

espero ter ajudado

Anexos:
Perguntas similares