12. De acordo com a epistemologia de Émile Durkheim, o fenômeno religioso se mostra uma importante chave de acesso à essência social do indivíduo. Nesse sentido, se podemos falar em uma verdade ou em um conhecimento, é porque temos acesso à coletividade.
Com isso, o que Durkheim quer dizer? Assinale a alternativa correta.
A. Durkheim reconhece na coletividade religiosa somente os fundamentos econômicos.
B. Durkheim reconhece na coletividade religiosa que a constituição é individual e interna de um conhecimento.
C. Durkheim reconhece a partir do corpo religioso que o pluralismo dá as bases para uma epistemologia.
D. Durkheim defende que a coletividade religiosa gera conhecimento a partir da magia.
E. Durkheim reconhece no corpo religioso uma consciência coletiva que gera o conhecimento.
Respostas
Resposta:
Letra E
Explicação:
Interpretação básica de texto. Observe: "Nesse sentido, se podemos falar em uma verdade ou em um conhecimento, é porque temos acesso à coletividade."
Resposta:
Durkheim reconhece no corpo religioso uma consciência coletiva que gera o conhecimento.
Explicação:
Durkheim reconhece na coletividade religiosa os fundamentos sociais humanos. Mesmo que de forma confusa, é na organização religiosa que se pode entender a organização social. O conhecimento, nesse contexto, seria um resultado desse lugar-comum das inteligências a que se pode trazer ideias formadas individualmente a público para debate. Assim, os conceitos surgem a partir desse debate coletivo. A religião é, portanto, o lugar em que o indivíduo se reconhece por identidade e visões de mundo. É também nela que as intituições se formam, inclusive o argumento comum econômico. A magia aqui configura um espaço profano, pois não é comunitária e muito menos institucionalizada. Portanto, pensar numa episteme a partir de um pluralismo seria lidar com a falta de unidade necessária ao estabelecimento de uma "verdade".