Respostas
Resposta:Sendo assim, é essencial que os vestibulandos invistam tempo na busca pelo Plano de Estudos perfeito. Apenas dessa maneira, os estudos serão realmente produtivos e recompensados, no fim do ano, com a conquista da tão sonhada vaga no vestibular.
Com várias ressalvas (e com bastante simplificação!), esse é um exemplo prático de um texto dissertativo-argumentativo. Ele apresenta uma tese, um desenvolvimento e uma conclusão, pontos essenciais da estrutura dessa produção textual.
Para conferir outros exemplos (que, dessa vez, são de verdade!), agora voltados exclusivamente para a redação do Enem, basta conferir o nosso post especial sobre esse assunto. Lembre-se de que ler a produção de outras pessoas também é um dica bastante interessante para complementar seu repertório!
Ufa! Agora você já está prontíssimo para começar a treinar suas redações. No entanto, a correção dessas produções é fundamental para que você possa identificar os erros e aprender com eles, como
Explicação:
Os textos argumentativos são aqueles que, como o próprio nome já indica, emitem uma opinião por parte do autor. Isso, no entanto, não é tudo: há uma estrutura bem definida que deve ser seguida para que uma produção textual faça parte desse grupo.
Ela consiste, para os vestibulares, em uma introdução do tema (com a presença da tese), no desenvolvimento do texto e em sua conclusão. Mais à frente, falaremos melhor sobre cada um esses pontos.
Como em todas as redações, o texto argumentativo precisa de uma boa coesão para que todas as ideias se liguem da melhor forma possível. O domínio da norma culta da Língua Portuguesa também é outro aspecto que renderá pontos extras ao estudante.