Respostas
Resposta:
A teoria do liberalismo econômico surgiu no contexto do fim do mercantilismo, período em que era necessário estabelecer novos paradigmas, já que o capitalismo estava se firmando cada vez mais. A ideia central do liberalismo econômico é a defesa da emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma, ou seja, a eliminação de interferências provenientes de qualquer meio na economia.
Tal teoria surgiu no final do século XVIII, tendo em François Quesnay um dos seus principais teóricos. Quesnay afirmava que a verdadeira atividade produtiva estava inserida na agricultura. Outro pensador que contribuiu para o desenvolvimento da teoria do liberalismo econômico foi Vincent de Gournay, o qual dizia que as atividades comerciais e industriais deveriam usufruir de liberdade, para assim se desenvolverem e alcançarem a acumulação de capitais.
Explicação:
No caso, na década de 1970, o economista Marcelo Diamand usou a analogia do pêndulo para explicar as repetidas oscilações na política econômica argentina, que se originaram em grande parte de uma das duas correntes opostas do pensamento econômico.
O pêndulo do liberalismo econômico
O debate entre: correntes populistas e correntes econômicas ortodoxas (o que mais tarde chamou de "liberalismo econômico"). A ideia central do liberalismo econômico é defender a emancipação da economia de qualquer dogma externo, ou seja, a eliminação de qualquer interferência intermediária na economia. Essa teoria surgiu no final do século XVIII, e François Quesnay foi um de seus principais teóricos.
Leia mais sobre liberalismo econômico em : https://brainly.com.br/tarefa/1451942