1.O que é federalismo ?
2.O que podemos definir como voto do sulfrágil masculino?
3.O que foi o presidencialismo?
4.O que é oligarquia ou República oligárquica ?
5.Fale sobre a política do caronelismo ?
6.Na sua opinião, os mecanismos organizados durante a instauração da República no Brasil com a política dos governadores ainda vigeram no país nós dias de hoje?
Respostas
Resposta:
1) Federalismo representa um sistema político no qual vários estados se unem para formarem uma organização maior, conservando a autonomia de cada um dos grupos.
2) quando o eleitor se dirige à seção eleitoral e exerce o ato de votar, materializado está o sufrágio. Nesse sentido, o voto emerge como verdadeiro instrumento de legitimação para entrega do poder do povo aos seus representantes, tendo em vista que é ato fundamental para concretização efetiva do princípio democrático consagrado pela Constituição Federal.
3) Presidencialismo é uma forma de governo comum nas repúblicas, onde se configura a separação das três esferas de poder: Executivo, Legislativo e Judiciário.
4) Oligarquia é um sistema político no qual o poder está concentrado em um pequeno grupo pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico.
5) Política do café com leite
A política do café com leite era a concentração de poder político e financeiro nas mãos dos fazendeiros dos estados de São Paulo e de Minas Gerais.
A política ficou conhecida com esse nome porque esses estados concentravam grande parte da riqueza produzida no país. Minas Gerais era um grande produtor e exportador de café e São Paulo era um grande produtor de leite.
Por serem grandes produtores os fazendeiros desses estados tinham muito domínio financeiro e político, assim eles controlavam a política do país.
Política dos governadores
A política dos governadores foi o nome dados aos acordos políticos que eram feitos entre os governadores dos estados e o presidente do Brasil.
O objetivo desses acordos era garantir os interesses dos governadores dos estados e do presidente. Era uma forma de evitar oposições políticas às decisões dos governadores.
6)
Explicação: