Os casos de sarampo nos Estados Unidos chamam atenção para os direitos dos grupos antivacinação. Com o aperfeiçoamento e a popularização das imunizações, ele foi controlado na maioria dos países. Em dezembro do ano passado, no entanto, o sarampo ressurgiu. Até agora, no total, 121 pessoas foram identificadas com a doença. A origem do surto está associada ao crescente espaço conquistado por grupos adeptos do movimento antivacinação, avessos à imunização.
A) Qual é o agente etiológico e a forma de transmissão da doença em discussão pelo grupo adepto do movimento antivacinação?
B) Descreva o mecanismo da imunização contra a doença por meio de vacina.
C) Agentes de saúde afirmam que apenas os lactentes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos que conferem imunidade, geralmente ao longo do primeiro ano de vida. Por que isso é possível?
Respostas
A) O agente etiológico é: Measles morbilivirus. A transmissão é feita pela via contato do vírus por meio da via aérea.
B) A vacina é feita por meio do vírus atenuado que tem como objetivo gerar uma resposta imune, por meio da produção de anticorpos e células de memória.
C) A mãe passa anticorpos do tipo IgA através da amamentação para o lactente.
Como funciona a proteção pelo vírus do sarampo?
A) O agente etiológico responsável pelo sarampo é um RNA vírus da família Paramyxoviridae, denominado: Measles morbillivirus.
A transmissão é dada por microaeressoís que são expelidos pela pessoa infectada por meio de tosse, secreções em mãos.
B) A imunização do sarampo é feito pela vacina com vírus atenuado (vírus fraco) que em contato com o corpo humano irá gerar uma resposta imunológica gerando uma resposta imunológica combatendo as possíveis infecções futuras.
C) A mãe uma vez sensibilizada com o vírus passa verticalmente (por meio da amamentação) os anticorpos (do tipo IgA) que protegerão a criança durante o aleitamento.
Veja mais sobre sarampo em: https://brainly.com.br/tarefa/2814702