A imagem abaixo representa o esquema de uma articulação sinovial típica: A cartilagem articular é preenchida por X, que constitui um componente viscoso, composto de moléculas glicoproteicas especiais que o tornam um lubrificante escorregadio que facilita o movimento da articulação. Além de ocupar a cavidade articular, esse componente também ocorre dentro das cartilagens articulares. Esse mecanismo de lubrificação nutre as células nas cartilagens articulares e lubrifica suas superfícies livres, permitindo que ossos adjacentes se desloquem entre eles com um mínimo de atrito. MARIEB, E.; WILHELM, P.; MALLATT, J. Anatomia humana. 7. ed. São Paulo – SP.: Pearson Education do Brasil, 2014. 912 p. Com base na figura e na descrição apresentada, X especifica o(a): Alternativas Alternativa 1: Sínfise. Alternativa 2: Menisco. Alternativa 3: Sindesmose. Alternativa 4: Líquido sinovial. Alternativa 5: Fibrocartilagem.
Respostas
Resposta:
liquido sinovial
Explicação:
O líquido sinovial possui basicamente as funções de nutrir a cartilagem articular e lubrificar as superfícies articulares, minimizando o atrito natural entre cartilagens opostasopostasopostasopostasopostas
“X” é o líquido sinovial, é um líquido viscoso rico em proteínas fibrosas e lubrificantes que conseguem diminuir o atrito entre os ossos da articulação, preservando os ossos e diminuindo as agressões podem acontecer devido aos movimentos dos ossos (alternativa 4).
E se a articulação perder o líquido sinovial?
Ela irá ter menos capacidade para diminuir os danos causados pelo atrito entre os ossos que compõem uma articulação, aumentando os danos e gerando dores articulares, é um processo mais comum em atletas.
Venha estudar mais sobre a articulação sinovial
https://brainly.com.br/tarefa/16034971