As práticas de gestão de pessoas evoluem constantemente, sendo que as organizações buscam adequar seus métodos e padrões para atender as necessidades pessoais e organizacionais. Diante disso, é possível afirmar que existem pelo menos dois modelos básicos de administração e gestão de pessoas que equilibram, de modo diferenciado, a autoridade, a obediência, a liderança, a disciplina e a autonomia: o modelo diretivo (ou diretivo autoritário) e o modelo participativo (ou consultivo-participativo).

COSTA, Waldecíria Souza da; SILVA, Patrícia Rodrigues da. Administração de Recursos Humanos. Maringá: Unicesumar, 2017.

Com base nos dois modelos supracitados, avalie as afirmações a seguir.

I. A utilização da autoridade formal e a burocracia são as principais características do modelo de gestão diretiva.
II. ​A gestão flexibilizada ou participativa é um modelo em que a liderança, a disciplina e a autonomia são essenciais, onde as próprias pessoas são responsáveis por seu desempenho.
III. Um dos desafios da gestão no modelo participativo é conseguir o envolvimento emocional das pessoas para se alcançar uma intensa cooperação, para atuação em grupos de trabalho e equipes.
IV. As organizações que seguem o modelo de gestão diretiva são também denominadas de mecanicistas, possuindo práticas rotinizadas que buscam a precisão e a racionalização dos processos.

É correto o que se afirma em

Respostas

respondido por: lubanzadiolubanzadio
0

Resposta:

É correto que se afirma em:

II. A gestão flexibilizada ou participativa é um modelo em que a liderança, a disciplina e a autonomia são essências, onde as próprias pessoas são responsáveis por seu desempenho.

Explicação:

Perguntas similares