Respostas
Resposta:
Diabetes tipo 1
Diabetes tipo 2
Diabetes gestacional
Outros tipos
Explicação:
A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, na qual o organismo ataca, de forma errada, as células do pâncreas que produzem insulina, destruindo-as. Assim, a falta de produção de insulina, faz com que haja um acúmulo de glicose no sangue, o que pode trazer malefícios para vários órgãos, como insuficiência renal, retinopatia ou cetoacidose diabética.
A diabetes tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes, sendo causado por fatores genéticos juntamente com maus hábitos de vida, como consumo exagerado de açúcar, gordura, sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, que provocam defeitos na produção e na ação da insulina no corpo.
A diabetes gestacional surge durante a gravidez e pode ser diagnosticada nos exames de teste de glicose após as 22 semanas de gestação, sendo, também, causada por disfunção na produção e ação da insulina no corpo.
Existem, ainda, outras formas de desenvolver a diabetes, que são mais raras e que podem ser desencadeadas por diferentes motivos. Alguns deles são:
Diabetes Latente Autoimune do Adulto, ou LADA, é um forma autoimune do diabetes, mas que acontece em adultos. Geralmente, suspeita-se deste tipo em adultos com diabetes tipo 2 que apresentam um comprometimento muito rápido da função do pâncreas e que precisam usar insulina de forma precoce;
Maturity Onset Diabetes of the Young, ou MODY, é um tipo de diabetes que acontece em jovens, mas é mais brando que a diabetes tipo 1 e mais parecido com o diabetes tipo 2. Assim, não é necessário o uso de insulina logo do início. Este tipo de diabetes está sendo cada vez mais comum, devido ao aumento do número de crianças com obesidade;
Defeitos genéticos que pode causar alterações na produção ou ação da insulina;
Doenças do pâncreas, como tumor, infecção ou fibrose;
Doenças endócrinas, como síndrome de Cushing, feocromocitoma e acromegalia, por exemplo;
Diabetes desencadeada pelo uso de medicamentos, como corticoides.