A escassez de médicos leigos, formados por escolas de medicina na Europa, pelo menos até o século XVIII, fez dos jesuítas os responsáveis quase que exclusivos pela assistência médica no primeiro século de colonização do Brasil. Os jesuítas tiveram suma importância para a conservação do conhecimento e desenvolvimento da prática com medicamentos. Diante dessa afirmação, disserte sobre a ação dos jesuítas na área da saúde no Brasil colonial.
Respostas
Resposta:
Ao longo do tempo e dos caminhos que trilharam para o estabelecimento e a consolidação da Companhia de Jesus no Brasil, fundando colégios e seminários, e tentando cumprir com o máximo êxito sua missão evangelizadora e educacional, perceberam o Brasil com os olhos de naturalistas, botânicos, zoólogos, geólogos, etnógrafos, médicos, sangradores, cirurgiões. Os padres da Companhia de Jesus cumpriram com precisão seu modelo de atuação, constituindo-se um de seus princípios básicos a capacidade de serem “polivalentes”, realizando um pouco de tudo para o bem correr de sua divina missão.
Para além do que vinha da farmacopéia européia e oriental, a natureza brutalizada e violenta do mundo colonial ofereceu aos inacianos ervas, raízes, enfim, os remédios para as curas, auxiliados pelos conhecimentos dos nativos, graças a quem os jesuítas adensaram suas fórmulas e práticas curativas. No entanto, foram estas mesmas práticas que serviram de apoio ao projeto catequético inaciano, projeto aculturador, que, em nome da fé cristã, marcou presença decisiva no mundo colonial.
Explicação:
Ao se considerar sobre a ação dos jesuítas na área da saúde, foram essenciais para o início deste tipo de desenvolvimento quanto ao atendimento e tratamento durante o Brasil Colonial.
Informações relacionadas com ação dos jesuítas na área da saúde Brasil Colonial
A ação dos jesuítas na área da saúde Brasil Colonial, diversos destes religiosos já vinham de Portugal formados em Artes Médicas enquanto outros, ao estar aqui atuaram informalmente.
Esta atividade incluiu a realização de atividades médicas como:
- Físicos
- Sangradores
- Boticários
- Cirurgiões
Em relação às suas atividades, os primeiros escritos relacionados com a Farmacopeia brasileira foram registrados por jesuítas como Fernando Cardim descrevendo propriedades curativas de diversos tipos de plantas.
Com o passar do tempo, os conhecimentos na área da saúde dos jesuítas foram se aperfeiçoando pelo contato com profissionais leigos da colônia e, também, pela leitura de obras de medicina desta época.
Desta forma, os jesuítas proporcionaram avanços importantes na área da saúde no Brasil Colonial com destaque para atividades como:
- Surgimento e popularização de boticas e medicamentos para uso em situações variadas;
- Criação de enfermarias e primeiras estruturas de hospitais nos aldeamentos indígenas com jesuítas;
- Melhoria em aspectos como higiene, saneamento básico e reforço na alimentação
Para saber mais sobre ação jesuítas na saúde Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/23473238