Respostas
Explicação:
família real portuguesa chegou ao litoral brasileiro no ano de 1808, escoltados por navios ingleses. A chegada repentina em uma colônia com estruturas precárias era motivada pela pressão que se instalava na Europa com o avanço das tropas de Napoleão.
Nesta época a capital brasileira se localizava em Salvador, sendo transferida para o Rio de Janeiro com a chegada da côrte. Além disso, houveram investimentos na construção de bibliotecas e teatros para entreter os novos membros da sociedade colonial.
Outro fato importante foi a abertura dos portos. Negociada com a coroa britânica como pagamento pela proteção contra Napoleão, a abertura dos portos significou o fim do pacto colonial estabelecido entre Brasil e Portugal. O que foi caráter decisivo para economia da colônia e seus passos rumo à independência.
Resposta:
Contra a Inglaterra, Napoleão decretou o Bloqueio Continental e promoveu a famosa batalha naval de Trafalgar, na qual foi derrotado pelas esquadras britânicas comandadas pelo Almirante Nelson.
A recusa de Portugal de participar do Bloqueio Continental culminou na fuga da família real portuguesa para o Brasil – evento esse que recebeu a escolta da marinha inglesa.
Napoleão com o bloqueio continental incentivou a família real portuguesa a vim para o Brasil.
O Bloqueio Continental foi a proibição imposta pelo imperador Napoleão Bonaparte, com a emanação, a 21 de novembro de 1806, do decreto de Berlim, que consistia em impedir o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Primeiro Império Francês (1804-1814) a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.
espero ter ajudado, e bons estudos. <3