pesquise em livros didáticos e ou em sites imagens e as principais características culturais, econômicas, naturais, políticas e sociais de cada região brasileira
Respostas
Resposta:
Região Sul - área destinada economicamente à agropecuária, com destaque para a criação de suínos, produção de uva e confecção de vinhos. Região com melhores indicadores econômicos do país e portanto melhor qualidade de vida. Em relação ao clima, há o predomínio do clima equatorial, com chuvas abundante ao longo do ano.
Região Sudeste - região que abarca a maior parcela do PIB (produto interno bruto) do país, com destaque ao setor industrial sobretudo as do ramo de petróleo, automóveis e siderurgias. Apresentam grande oferta de emprego, sobretudo o Estado de São Paulo. O clima predominante é tropical de altitude e o bioma de destaque em virtude a sua diversidade é a Mata Atlântica.
Região Centro-Oeste - com economia baseada na agricultura, com destaque a exportação da soja. O local é formado por grandes planaltos e chapadas que atrai grande turismo na região em virtude das belezas naturais. O inverno e a seca são bem definidos e a vegetação principal é o cerrado e o pantanal.
Região Nordeste - de clima predominantemente seco, a vegetação local sofre com a falta de água e há predomínio da caatinga. Apesar do extrativismo e agricultura estarem presentes, o Nordeste tem como atividade econômica principal o setor de turismo, que movimenta o estado e atrais milhares de pessoas todos os anos.
Região Norte - Estado de maior extensão territorial, apresenta uma economia voltada sobretudo ao extrativismo mineral e vegetal, pela área rica localizada no Norte que é a Floresta Amazônica. A umidade do ar é alta, com grandes índices pluviométricos provocados pela grande vegetação.
Bons estudos!
O território brasileiro está dividido em cinco regiões, a saber:
- Norte
- Nordeste
- Centro-Oeste
- Sudeste
- Sul
Cada uma dessas regiões é composta por Estados que possuem, em comum, aspectos naturais, sociais, culturais e econômicos.
Características da Região Norte:
- Estados = Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
- Área = 45% do território brasileiro.
- Economia = extrativismo mineral e vegetal, agricultura e pecuária e atividades ligadas às indústrias. Rica em minérios.
- Aspectos naturais = Floresta Amazônica, maior floresta tropical. Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do Planeta.
- Clima = equatorial úmido com uma umidade do ar elevada.
- Cultura = grande influência dos indígenas e de festas de cunho religioso.
- Eventos importantes = Círio de Nazaré e Festival de Parintins.
Características da Região Nordeste
- Estados = Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
- Área = 18% do território brasileiro.
- Economia = turismo, extrativismo e agropecuária.
- Aspectos naturais = biomas Caatinga, Mata Atlântica e faixas de transição com o Cerrado.
- Clima = semiárido, equatorial úmido e o clima tropical. Seca extrema.
- Cultura = herança dos portugueses, dos negros e dos índios.
- Eventos importantes = Festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo e culinária.
Características da Região Centro-Oeste:
- Estados = Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
- Área = 19% do território brasileiro.
- Economia = turismo, agricultura, pecuária e extrativismo mineral. Maior reserva de nióbio do mundo e maior exportador de soja do Brasil.
- Aspectos naturais = biomas Cerrado e Pantanal. Planalto Central e a área dos aquíferos, como o Aquífero Guarani. Chapada dos Veadeiros e a Chapada dos Guimarães.
- Clima = inverno seco e verão chuvoso.
- Cultura = Cavalhada e cururu. Na culinária destaca-se o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz boliviano, arroz carreteiro etc.
Características da Região Sudeste:
- Estados = Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
- Área = um décimo do território nacional.
- Economia = maior Produto Interno Bruto (em torno de 55,2%). Destaque nos setores financeiro, comercial e industrial, com as indústrias automobilísticas, siderúrgicas e petrolíferas. Turismo.
- Aspectos naturais = Planaltos. Bioma Mata Atlântica com um pouco de Cerrado e Caatinga.
- Clima = o tropical e o tropical de altitude.
- Cultura = pluralidade cultural, com manifestações de origem indígena, africana, europeia e asiática. A culinária apresenta forte influência do índio, escravo e dos imigrantes europeus e asiáticos moqueca capixaba.
- Eventos importantes = Congada, Fandango, Batuque, Samba de Lenço, Carnaval, Desfile de Escolas de Samba, Festa de Iemanjá. Destaca-se na culinária: pão de queijo, feijão tropeiro, carne de porco com couve, quiabo, milho, mandioca, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, virado à paulista, cuscuz paulista etc.
Características da Região Sul:
- Estados = Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Área = menor região brasileira em extensão territorial.
- Economia = extrativismo vegetal e agropecuária. Criação de suínos e produção de uva. Segundo maior PIB nacional.
- Aspectos naturais = região mais fria do Brasil. Formações vegetais, Mata Atlântica, Matas de Araucárias e Matas Ciliares. Planícies, depressões e planaltos meridionais e atlântico.
- Clima = subtropical. Estações bem definidas. O inverno apresenta baixas temperaturas, com geadas. Região mais fria do País.
- Cultura = vinicultura, vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros. Elementos culturais influenciados pelos índios (primeiros habitantes), espanhóis e portugueses (colonizadores) e negros (escravos). Posteriormente, teve a influência dos imigrantes alemães, italianos, açorianos, eslavos, japoneses, entre outros.
- Eventos importantes = roda de chimarrão, sol e bergamota, culinária e expressões e ditados gaudérios.
Mais informações sobre Regiões do Brasil podem ser acessadas no link:
https://brainly.com.br/tarefa/5852979
#SPJ2