Aquela senhora tem um piano que é agradável mas não é o correr dos rios nem o murmúrio que as árvores fazem. Por que é preciso ter um piano? o melhor é ter ouvidos e amar a natureza. (caeiro, a. [fernando pessoa]. Disponível em: http. Dominiopublico. Gov. Br. ) a conjunção "mas", entre seus usos, destaca-se pela função de ligar orações coordenadas adversativas. Isso se exemplifica na primeira estrofe do poema, quando este conectivo, associado ao significado que o piano assume nos versos, estabelece uma oposição entre escolha uma:
Respostas
Resposta:
Letra D - Bem cultural e bem natural
Explicação:
Corrigido AVA
O conectivo "mas" estabelece uma oposição entre:
b. bem cultural e bem natural
O bem cultural é o piano; o bem natural são os rios e as árvores.
Conjunção "mas"
Os dois versos desse poema de Alberto Caieiro estabelecem essa oposição: o piano da senhora é agradável, mas seu som não é equivalente ao produzido pelo correr dos rios nem pelo murmúrio das árvores.
Por isso, o eu lírico chega à conclusão de que não vale a pena ter um piano. O melhor é ter ouvidos atentos para escutar os sons da natureza.
"Mas" é uma conjunção coordenativa adversativa. Ela liga orações coordenadas, estabelecendo relação de oposição entre elas. Equivale a porém, todavia, entretanto, contudo, no entanto.
Mais sobre conjunções coordenativas em:
https://brainly.com.br/tarefa/21270026