O íon Fe+³ e o átomo de vanádio são espécies isoeletrônicas. Em função disso, pode-se afirmar que ambos apresentam a mesma configuração eletrônica? Justifique sua resposta, por intermédio de suas distribuições em subníveis.
Respostas
Resposta:
Não. O V possui a camada 4 com 2 elétrons (4s²) e o cátion Fe⁺³ não possui a camada 4, além disso suas camadas 3 (M) possuem nº de elétrons diferentes.
Explicação:
1) fazer a distribuição eletrônica dos elementos:
- para o átomo:
Aplicar o Diagrama de Pauling
- para o íon
Para realizar a distribuição eletrônica de íons:
- fazer a distribuição eletrônica utilizando o Diagrama de Pauling na ordem crescente de energia, isto é, seguindo a ordem dada pelas setas, para o átomo do elemento no estado fundamental;
- retirar ou adicionar a quantidade de elétrons que o átomo perdeu ou ganhou a partir do subnível e do nível mais externo no átomo no estado fundamental.
- quando o átomo ganha ou perde elétrons, isso ocorre na sua camada de valência, isto é, na camada mais externa ao núcleo, a sua configuração eletrônica é alterada.
Lembre que:
- subnível mais energético é o último à ser preenchido;
- camada de valência é a camada mais externa
2) comparar as distribuições:
Distribuição do átomo neutro:
₂₆Fe: 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s² 3d⁶
- o átomo cedeu 3 elétrons, perdeu a camada 4 e 1 elétron do subnível 3d:
₂₆Fe⁺³: 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 3d⁵
₂₃V: 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s² 3d³
a) O número de massa do elemento C é 151; bote os números quânticos dos elétrons desemparelhados da camada mais externa do elemento C.