Respostas
Resposta: É uma pequena ilha artificial, feita por acumulação de lama, mantida com um revestimento de junco ou de árvores, cujas raízes mantinham a terra aglomerada. A prática de agricultura era, assim, facilitada, pois mantinha grandes seções de pântanos improdutivos, férteis constantemente. ⃤
Os chinampas (em náhuatl, chinamitl = muro ou cerca de juncos e apam = terreno plano), também chamados de canteiros elevados ou flutuantes, são sistemas agrícolas tradicionais construídos por povos mesoamericanos em áreas alagadas.
Além de sustentável, essa tecnologia indígena é altamente produtiva, tendo sido suficiente para alimentar a maioria da população sob domínio asteca no período anterior à colonização espanhola.
De acordo com o livro A Memória Biocultural – a importância ecológica das sabedorias tradicionais, escrito por Víctor Toledo e Narciso Barrera-Bassols – o qual serviu de embasamento teórico para este artigo – os chinampas são uma solução esteticamente impressionante e eficiente em condições climáticas adversas das áreas altas semiáridas e subúmidas temperadas da Mesoamérica.