• Matéria: Sociologia
  • Autor: levitv45
  • Perguntado 3 anos atrás

Preciso fazer um trabalho de escola sobre:
FUMAÇAS EMITIDA POR QUEIMADAS



MATERIA: SOCIOLOGIA

REQUISITOS!

APRESENTAR O PROBLEMA, USAR IMAGEM E A PROPOSTA DE INTERAÇÃO.

me ajudem pvf! ️​

Respostas

respondido por: slilyvalentim18
0

A fumaça das queimadas na Amazônia está relacionada ao aumento de internações por doenças respiratórias e até ao desenvolvimento de câncer

A depender da época do ano e do local que se vá a Amazônia, você tem a chance de ver dois tipos bastante distintos de “névoa”. Uma é a névoa da manhã, da umidade que evapora de rios e árvores, inundando a atmosfera de água. A outra é a névoa das queimadas, uma camada densa de fumaça que encobre regiões inteiras, às vezes por meses. A principal diferença entre elas é que, enquanto a primeira só traz benefícios, a segunda prejudica a saúde e pode levar até à morte.

Todos os anos, na época do verão amazônico, que vai de julho a outubro, municípios como Porto Velho (RO) vivenciam esse impacto direto das queimadas: a fumaça. Na Amazônia, o fogo raramente ocorre de maneira natural, ele é comumente usado no processo de desmatamento, seja para finalizar o processo de destruição ou para degradar e enfraquecer grandes extensões de floresta – justamente na época do ano com menos chuvas.

A fumaça que mata e desmata

Os mais acometidos pela poluição causada pelas queimadas na Amazônia são os idosos e as crianças. “As crianças, por terem o sistema imunológico ainda em desenvolvimento e por apresentarem um aparelho respiratório anatomicamente menor”, explica o médico pediatra Daniel Pires de Carvalho, diretor geral adjunto do Hospital Infantil Cosme e Damião, de Porto Velho (RO).

No hospital Cosme e Damião, que é referência no tratamento a crianças no estado, o aumento nos atendimentos e internações na época das queimadas já é uma praxe anual, para a qual o sistema deve estar sempre preparado. Segundo Daniel, este ano, em julho, o volume de atendimentos de crianças por problemas respiratórios foi 50% maior do que o registrado em janeiro, quando a qualidade do ar era melhor e não contava com o período seco e a fumaça das queimadas.

Entre os sintomas mais comuns causados pela interação com o material particulado estão ardência na garganta e narinas, dor ao respirar, dor de cabeça e tosse persistente. Mas os efeitos podem ser ainda mais devastadores para pacientes que já contam com alguma comorbidade, como hipertensão, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica.

por conta de queimadas, aumenta a demanda nas unidades de saúde, aumentam os custos de saúde, por conta dos procedimentos que você tem que dar para a pessoa, e essa questão econômica afeta as famílias também, é medicamento que tem que comprar, deslocamento que tem que fazer. Então é um prejuízo não só na área da saúde, mas na sociedade como um todo”, avalia Arlete Baldez, médica epidemiologista, gerente técnica da vigilância epidemiológica Agência Estadual de Vigilância e Saúde estado de Rondônia (Agevisa).

Anexos:
Perguntas similares