• Matéria: Português
  • Autor: hiaramacapa
  • Perguntado 9 anos atrás

Que personagens da literatura foram utilizadas para dar idéia de quanto a figura sertaneja é contraditória?

Respostas

respondido por: kaylcasv
121
Chico da gama do Autor, Bernado Elis. Pai Zé do auto Hugo de Carvalho Ramos O Sertanejo de Euclides da cunha
respondido por: HeshleyNunes17
4

Resposta:

Hércules e Quasímodo.

Hércules: personagem da mitologia  caracterizado por ter uma força incomum.

Quasímodo: personagem corcunda da obra  O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo.

Explicação:

TEXTO II

O sertanejo é, antes de tudo,  um forte. Não tem o raquitismo  exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral.

A sua aparência, entretanto,  ao primeiro lance de vista, revela  o contrário. Falta-lhe a plástica  impecável, o desempenho, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.

É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade  típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gigante e sinuoso, aparenta a  translação de membros desarticulados.

[...]

Reflete a preguiça invencível, a atonia muscular perene, em tudo: na palavra remorada, no  gesto contrafeito, no andar desaprumado, na cadência langorosa das modinhas, na tendência  constante à imobilidade e à quietude.

Entretanto, toda esta aparência de cansaço ilude.

Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente  exigindo-lhe o desencadear das energias adormidas. O homem transfigura-se. Empertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e  no gesto; e a cabeça firma-se-lhe, alta, sobre os ombros possantes, aclarado pelo olhar desassombrado  e forte; [...] e da figura vulgar do tabaréu canhestro, reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de  um titã acobreado e potente, num desdobramento  surpreendente de força e agilidade extraordinárias.

Perguntas similares