Respostas
Resposta:
A Itália é um país localizado na Europa Meridional.
Tem como capital a cidade de Roma, onde fica também o Estado do Vaticano.
É banhada pelo mar Mediterrâneo e composta ainda por regiões autônomas, como as da Sicília e Sardenha.
Seu clima é predominantemente mediterrâneo, enquanto o relevo varia entre montanhoso e plano.
Existem vulcões ativos no país, concentrando-se na região sul.
Possui 60,46 milhões de habitantes, 70% dos quais vivem nas cidades.
Sua capital, Roma, é a cidade mais populosa, com mais de quatro milhões de habitantes.
Sua economia se concentra no setor de serviços, com destaque para o turismo. A indústria é referência no setor automobilístico, que responde por parte significativa das exportações.
Sua produção agrícola se concentra no sul do país.
É o país com o maior número de sítios listados pela Unesco como patrimônio da humanidade
A ocupação da região onde hoje se encontra a Itália data de ao menos três milênios antes da era atual, quando os primeiros povos chegaram às ilhas mediterrâneas que hoje pertencem ao país e foram gradualmente povoando as terras continentais. Diversas civilizações fizeram parte do território italiano, com destaque para os gregos e os etruscos.
O comércio compunha a base da economia das áreas urbanas formadas no território que viria a ser a Itália, e assim permaneceu durante muitos séculos. Nesse ínterim, desenvolveu-se a civilização romana, que estabeleceu a cidade de Roma, ainda no século VIII a.C., e, pouco tempo mais tarde, tornou-se um dos maiores impérios da Antiguidade, conquistando áreas na Europa, África e Ásia Ocidental. O Império Romano chegou ao fim no século V d.C., e muitos territórios que estavam sob o seu domínio se transformaram em reinos ou passaram para o domínio germânico.
O período que vai do século XII ao século XVI é marcado pela formação de grandes cidades-Estado e pela consolidação do comércio como principal atividade econômica desenvolvida pelos territórios daquela região, em que se sobressaíram cidades como Florença, Veneza e Milão. O então fragmentado território italiano passou por uma série de disputas pelo seu domínio, as quais eram travadas com reinos e governos vizinhos (austríaco, espanhol e francês).
A luta pela constituição de um reino unificado perdurou durante toda a primeira metade do século XIX, e a unificação da Itália ocorreu entre os anos de 1866 e 1870, tendo fim somente com a finalização da Questão Romana e a cessão das disputas que culminaram na criação do Estado do Vaticano, em 1929.
O século XX foi marcado pela Primeira Guerra Mundial, com a Itália ao lado dos Aliados, pela ascensão do fascismo no país, no ano de 1922, e pelo consequente alinhamento italiano com a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. A Itália se tornou uma república parlamentarista somente no ano de 1948, cinco anos após a queda do regime fascista, quando uma nova Constituição entrou em vigor.
Explicação: