Para os paulistanos – Como é a experiência deles na cidade, e como eles acreditam que os rios influenciam em sua vida?
Respostas
Resposta:
“Hoje a gente só percebe o rio quando ele transborda ou cheira mal. Ou seja, só de uma forma negativa. Apesar de a água refletir a luz do sol e render uma paisagem bonita, só percebemos o rio quando ele paralisa automóveis.” A melancólica constatação é do arquiteto José Paulo Neves Gouvêa, pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 47% dos dejetos recebem tratamento atualmente na região Sudeste do País – os que não recebem vão parar em rios e represas, corroborando o diagnóstico de Gouvêa. Não por acaso, nomes como Tietê e Pinheiros se tornaram símbolos do descaso com o qual o governo trata seus rios.
Com o objetivo de compreender como os rios da capital paulista chegaram a esse estado de degradação, o arquiteto realizou uma pesquisa que culminou em tese de doutorado defendida na FAU. “Eu queria entender qual foi o processo histórico que levou os rios a ocuparem uma posição tão desprivilegiada na cidade como hoje”, revela. Seu trabalho analisa como se deu a apropriação privada dos rios de São Paulo e sua participação na produção do espaço da cidade, aprofundando aspectos relativos ao desenvolvimento social, político e econômico, desde sua fundação no século 16 até o início do século 20.
Explicação:
espero ter ajudado
São Paulo é uma cidade altamente urbana e industrializada, algo que foi conquistado após uma intensa exploração e uso de recursos naturais, algo que resultou na geração de impactos ambientais na região e principalmente nos rios, estes que são de extrema importância para a cidade, pois as pessoas precisam da água do rio, que é tratada e servirá para consumo.
Qual a importância da água?
A água é essencial para a nossa vida, pois além do nosso consumo, os outros seres do planeta também necessitam dela e nós dependemos destes para a sobrevivência, pois é a partir da biodiversidade que retiramos os nossos alimentos e insumos para produção de bens e serviços.
Saiba mais sobre água: brainly.com.br/tarefa/5825932
#SPJ2