Para entramos no debate específico sobre a questão da formação docente, a partir desse reconhecimento da pluralidade de saberes que envolvem a docência e de processos de aprendizagens, que também ocorrem fora dos espaços de formação e de atuação docentes, algumas observações de Cardoso, Del Pino e Dorneles (2012) parecem relevantes. Referindo-se aos trabalhos de Gauthier e Tardif, eles afirmam a complexidade da formação docente passar por construir os saberes necessários à docência marcado por diferentes períodos, diferentes vivências e experiências. E por isso, entendem que:
I - Os cursos de formação inicial, se tomarmos como base a obra desses autores, não são, portanto, as únicas fontes de saber dos professores.
II - A prática profissional de um docente é resultado da relação existente entre os seus diferentes saberes, adquiridos não somente na sua preparação profissional, cursada em instituições destinadas à formação de professores.
III - Os saberes dos professores são, da mesma forma, resultantes dos conhecimentos e ensinamentos aprendidos na sua vida familiar e social, no decorrer de sua trajetória escolar como aluno, no seu próprio lugar de trabalho, por meio das relações estabelecidas com alunos e colegas de profissão.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III estão corretas.
I e II somente
II e III somente
apenas I está correta
I e III somente
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Explicação:b
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa (A): I, II e III
Explicação:
Todas estão corretas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
Explicação:
A partir da perspectiva defendida pelos três autores analisados, os professores são produzidos pelo seu trabalho, mas também o produzem. Produzem conhecimentos, saberes, práticas, normas de conduta, formas de ser e de fazer. Dão sentido às experiências advindas do exercício de sua profissão e à convivência com os outros que fazem parte do seu cotidiano de trabalho Cardoso, Del Pino e Dorneles, 2012, p. 11).