• Matéria: Pedagogia
  • Autor: sol05juliavichi
  • Perguntado 3 anos atrás

O RatioStudiorum foi adaptado no Brasil para atender às especificidades da Colônia. Começava pelo aprendizado da língua portuguesa (ler e escrever) e a catequização; já a continuação do ensino era opcional: podia-se aprender canto orfeônico, música instrumental, aprendizado profissional e agrícola e aulas de gramática. Havia até mesmo a possibilidade de realizar uma viagem de estudos à Europa (RIBEIRO, 1998, p. 21-22). RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 15. ed. Campinas: Autores Associados, 1998. Sabe-se que, além dos indígenas, outras pessoas poderiam frequentar as escolas jesuíticas, no entanto, apenas uma parcela deles poderia prosseguir seus estudos superiores em universidades europeias. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa correta:

Respostas

respondido por: jd48399
0

Resposta:

LETRA   D - Os alunos provenientes da burguesia urbana, como os filhos dos donos de engenho poderiam prosseguir seus estudos superiores em universidades da Europa.

Explicação:

Educação jesuítica. Os alunos provenientes da burguesia urbana, como os filhos dos donos de engenho poderiam prosseguir seus estudos superiores em universidades da Europa. Conforme observa-se na página indicada, além dos indígenas, outras pessoas poderiam frequentar as escolas jesuíticas. Mamelucos e órfãos poderiam ser alunos internos e alguns filhos de colonos, alunos externos. Tempos depois, já mais consolidada no Brasil, a Companhia deu instrução para alunos provenientes da burguesia urbana, como os filhos dos donos de engenho (esses filhos da burguesia poderiam prosseguir seus estudos superiores em universidades na Europa).

Perguntas similares