• Matéria: Geografia
  • Autor: pollyferreira761
  • Perguntado 3 anos atrás

Cite um mito da região norte e um mito da região nordeste

Respostas

respondido por: bellagomes2502
0

Resposta:

Norte: o boto

Nordeste: Papa-figo

respondido por: wendy5429
0

Resposta:

Nordeste

Lenda da Comadre Fulozinha

A Comadre Fulozinha é uma personagem folclórica bastante conhecida no nordeste, principalmente na Região da Mata, que inclui Pernambuco e Paraíba Lá ela é chamada também de "Mãe da Mata".

Segundo conta a lenda, essa figura é uma cabocla de longos cabelos negros que vive pela floresta protegendo as plantas e animais. Por conta disso, pode ser confundida também com outra personagem do folclore, a caipora.

A Comadre Fulozinha pode ser muito amável, mas torna-se bastante maldosa com homens que adentram a mata para caçar ou desmatar. Ela usa seu assovio para deixá-los atordoados e perdidos na floresta.

Além disso, ela gosta de fazer nós nas crinas de cavalos e assustar as pessoas que não levam mingau para ela como oferenda.

Norte

Lenda do Boto

Segundo a lenda, o boto-cor-de-rosa vive no rio Amazonas, de onde sai durante as festas populares da região.

Ao sair do rio o boto se transforma em um rapaz atraente e bem arranjado que, além de paletó branco, usa um chapéu - acessório que tenta esconder o rosto e, principalmente, o seu nariz comprido, característica que lembra o boto.

Durante as festas, o boto passa a noite toda em forma humana, ocasião em que aproveita para seduzir as moças que acabam por engravidar. Ao amanhecer, se transforma em animal e volta para o rio.

A lenda do boto é usada para justificar a gravidez de mulheres solteiras ou fora do casamento, motivo pelo qual, para se referir a essas crianças, surge o ditado popular “a criança é filho do boto”.


pollyferreira761: Isso é lenda ⊙﹏⊙
Perguntas similares