Respostas
Resposta:
corridas
100, 200 e 400 metros rasos
As corridas de curta distância são as provas que definem os atletas mais rápidos.
Praticadas em pistas ovais, podem ter 100, 200 ou 400 metros.
Nessas disputas, os corredores são separados por raias de 1,22m de largura e não podem interferir no espaço de outro competidor.
100 metros com barreiras
Os 100 metros com barreira a prova é disputada na reta da pista de atletismo e cada atleta deve respeitar sua raia.
A largada é feita a partir de blocos de partida no chão da pista. Nos 100 metros de extensão da prova, são dispostas 10 barreiras, a serem saltadas pelos atletas.
A primeira barreira é colocada a 13 metros da linha de partida, enquanto as seguintes têm 8,5 metros de distância entre si. Depois da última barreira, há um percurso de 10,5 metros até à linha de chegada.
Maratona
Prova mais tradicional do atletismo, a maratona é disputada em ruas ou estradas. Seu percurso tem 42 quilômetros e 195 metros — distância oficial estabelecida em 1921.
Nas maratonas sob chancela da Federação Internacional de Atletismo, é obrigatório que o percurso tenha marcações da distância percorrida a cada quilômetro. Assim, os corredores podem saber em que ponto se encontram.
Saltos
Salto triplo
No salto triplo, há a combinação de três saltos, até que o atleta caia dentro de uma caixa de areia.
Inicialmente, há uma corrida de impulsão. De acordo com a Federação Internacional de Atletismo, o salto deve ser feito de tal maneira que o atleta pouse, no primeiro salto, com o mesmo pé com que ele saltou após a corrida.
No segundo salto, o atleta deve pousar com o pé trocado, que servirá de impulsão para o salto final dentro da caixa de areia.
Os saltos são invalidados caso o atleta pise na linha de impulsão, que fica no ponto final da tábua de impulsão.
O salto é medido da borda da linha de impulsão até a primeira marcação deixada pelo saltador na caixa de areia — ou seja, é considerada a marca mais próxima da linha de impulsão.
Salto em distância
No salto em distância, após uma corrida até uma marca sinalizada no chão, os atletas saltam em direção a uma caixa de areia.
A marca deixada na areia é usada para medir o salto, sendo considerada a distância entre a linha de impulso e o ponto mais próximo da marcação na areia.
Caso o atleta pise na linha de impulsão, que fica no ponto final da tábua de impulsão, o salto será invalidado.
Geralmente, os atletas têm direito a 6 saltos por competição. Os três primeiros saltos podem ser usados para a definição dos 8 finalistas, que terão direito a mais três tentativas para definir o vencedor.
Salto em altura
O objetivo no salto em altura é ultrapassar um sarrafo sem derrubá-lo. Essa barra horizontal tem 4 metros de comprimento e fica apoiada entre duas traves.
Os atletas saltam sem auxílio e com a impulsão do pé de apoio.
A cada rodada, é determinada uma altura inicial. À medida em que os atletas ultrapassam a marca inicial, há o aumento de 3 centímetros para a próxima rodada.
Explicação:
Resposta:
1-Corrida 100 metros
2- Salto em distância
3- Salto em altura
4- Lançamento de peso
5- Salto com vara
Explicação:
1 - 100 metros rasos ou 100 metros é uma modalidade olímpica de corrida de velocidade no atletismo. A mais curta das distâncias disputadas em eventos ao ar livre, é também uma das mais populares modalidades do esporte.
2 - Salto em comprimento ou salto em distância é uma modalidade olímpica de atletismo onde os atletas combinam velocidade, força e agilidade para saltarem o mais longe possível a partir de um ponto pré-determinado.
3 - Salto em altura é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas procuram superar uma barra horizontal colocada a uma determinada altura. A modalidade também integra o programa do decatlo e do heptatlo
4 - Arremesso de peso é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas competem para arremessar uma bola de metal o mais longe possível. As qualidades principais do atleta campeão são a força e a aceleração.
5 - Salto com vara ou Salto à vara é um evento do atletismo onde os competidores usam uma vara longa e flexível para alcançar maior altura e passar por cima de uma barra ou sarrafo. Competições com varas já eram conhecidas na Grécia Antiga, entre os cretenses e os celtas.