Segundo a portaria n°2.068 de 21 de outubro em 2016, do Ministério da Saúde, que instituiu diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada à mulher e ao recém-nascido no Alojamento Conjunto, conceitua-se o alojamento conjunto como sendo um sistema hospitalar voltado ao atendimento humanizado proporcionado pelas equipes de saúde que contribui para o contato da mãe e o recém-nascido sadio possibilitando a criação de vínculo afetivo, onde a equipe possa estabelecer apoio, atenção, promoção e proteção, de acordo com as necessidades do binômio. Considerando o enfermeiro como um importante profissional que compõe essa equipe de saúde, descreva as principais funções/papéis do enfermeiro no alojamento conjunto
Respostas
Os recém nascidos precisam de muitos cuidados, eles são frágeis e precisam ficar afastados de quaisquer patogenos, e as mães também e ambos precisam ficar juntos, tanto pelo vínculo emocional como pela necessidade de amamentar a criança nas primeiras horas após o seu nascimento devido a presença de anticorpos importantes no leite.
Alojamento conjunto e saúde
O enfermeiro cuida para que o alojamento conjunto seja um ambiente promova saúde para todos os que se envolvem nesse ambiente, principalmente para as crianças e para as mães.
Além do enfermeiro, é importante que tenham médicos a disposição, principalmente os especializados em neonatologia.
Venha saber mais sobre a enfermagem
https://brainly.com.br/tarefa/51370110
De acordo com a Portaria nº 2.068, de 21 de outubro de 2016 que institui diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada à mulher e ao recém-nascido no Alojamento Conjunto, recomenda-se a permanência mínima de 24 horas em Alojamento Conjunto, momento a partir do qual a alta pode ser considerada pelo profissional, considerando critérios muito bem estabelecidos para a puérpera e o recém-nascido.
Sobre os critérios de alta do alojamento conjunto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A puérpera, assim como seus familiares, devem estar bem orientados para continuidade dos cuidados em ambiente domiciliar e referenciada para Unidade Básica de Saúde, com retorno assegurado até o 60º dia após o parto. Observar a presença de estabelecimento de vínculo entre mãe e bebê.
b.
A puérpera deve receber alta com método anticoncepcional prescrito em todos os casos, e nos casos em que ela escolher métodos de inserção, como o DIU (dispositivo intrauterino), deve-se encaminhar para serviço específico, para seguimento pela atenção básica da prescrição ou inserção de método.
c.
O recém-nascido a termo e com peso adequado para a idade gestacional, sem comorbidades e com exame físico normal, com presença de icterícia nas primeiras 24 horas de vida; apresentando diurese e eliminação de mecônio espontâneo, com sucção ao seio, com pega e posicionamento inadequados.
d.
A puérpera deve ter um bom estado geral, com exame físico sem sinais de infecção puerperal/sítio cirúrgico, com loquiação fisiológica, podendo ter intercorrências mamárias como fissura, escoriação, ingurgitamento ou sinais de mastite, e orientada nas práticas de massagem circular e ordenha do leite materno.
e.
O recém-nascido deve ter realizado oximetria de pulso (teste do coraçãozinho) e Triagem Ocular (Teste do Reflexo Vermelho ou teste do olhinho); Triagem Auditiva (teste da orelhinha) assegurada no primeiro mês de vida e Triagem Biológica (teste do pezinho) assegurada preferencialmente entre o 3º e 5º dia de vida. Correto