Sobre as teorias de aprendizagem motora propostas por Fitts & Posner e por Bernstein, assinale a alternativa correta:
A.
Ambas as teorias propostas dividem a aprendizagem da habilidade motora em três fases, no entanto, enquanto Fitts e Posner (1967) basearam-se no controle motor combinado e numa perspectiva biomecânica, Bernstein se baseou no processamento da informação de componentes perceptuais e motores da habilidade.
B.
Bernstein propôs as fases estágio cognitivo, estágio de fixação e estágio autônomo, enquanto que Fitts e Posner (1967) propuseram as fases de aprendizagem redução dos graus de liberdade, liberação de graus de liberdade e exploração de dinâmica passiva.
C.
No estágio de fixação a habilidade já se tornou automática, portanto o praticante não pensa conscientemente no que está fazendo enquanto desempenha a habilidade.
D.
O estágio cognitivo é marcado por dificuldades na execução da habilidade motora em decorrência de problemas cognitivos.
E.
No estágio de exploração de dinâmica passiva, além de o praticante executar corretamente a técnica do arremesso de peso, também deve aprender a executá-lo com velocidade e potência.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação:
Pode confiar
Resposta: D.
O estágio cognitivo é marcado por dificuldades na execução da habilidade motora em decorrência de problemas cognitivos.
Explicação:
Fitts e Posner basearam-se no processamento da informação de componentes perceptuais e motores da habilidade para elaborar três fases de aprendizagem: estágio cognitivo, estágio de fixação e estágio autônomo. O estágio cognitivo é marcado por dificuldades na execução da habilidade motora em decorrência de problemas cognitivos. Instruções, demonstrações e vídeos são ferramentais úteis nesse estágio para auxiliar o indivíduo na aquisição da habilidade. No estágio de fixação, o foco do aprendiz é a organização de padrões de movimento mais eficazes para desempenhar a habilidade, ou seja, ocorre o refinamento das habilidades adquiridas na fase anterior. No estágio autônomo, a habilidade já se tornou automática; o praticante não pensa conscientemente no que está fazendo enquanto desempenha a habilidade.
Bernstein se baseou no controle motor combinado e numa perspectiva biomecânica para elaborar três fases de aprendizagem: redução dos graus de liberdade, liberação de graus de liberdade e exploração de dinâmica passiva. No estágio de exploração de dinâmica passiva, o indivíduo aprende a explorar a dinâmica passiva do corpo, ou seja, a gravidade, características semelhantes à mola do músculo e do impulso.