As diretivas antecipadas de vontade é uma expressão da autonomia da pessoa humana, e são utilizadas como em casos dos testamentos vitais em situações específicas e que geram ampla reflexão pela complexidade dos dilemas éticos envolvidos. Como no Brasil não existe uma legislação específica sobre o tema, o Conselho Federal de Medicina promulgou a Resolução 1.995, que dispõe sobre a utilização das diretivas antecipadas de vontade do paciente.
Sobre as diretivas antecipadas de vontade, assinale a alternativa correta:
a.
As diretivas antecipadas de vontade representam a vontade do indivíduo sobre os desejos prévios e expressos relacionados à sua saúde e vida no momento que estiver incapacitado.
b.
A Resolução 1.995 dispõe sobre as diretivas antecipadas de vontade do paciente, no qual é relatada a vontade do paciente em não receber tratamento para prolongar a sua vida.
c.
Nas diretivas antecipadas de vontade o paciente pode decidir sobre seu tratamento na fase final de sua vida, porém todos os familiares devem estar de acordo.
d.
As diretivas antecipadas de vontade dispõem sobre a vontade do paciente apenas, e somente se estiver incapacitado de expressar suas vontades terapêuticas.
e.
As diretivas antecipadas de vontade é um documento que expressa a vontade dos familiares do paciente em decidir a melhor terapêutica para o paciente.
Respostas
Resposta:
As diretivas antecipadas de vontade representam a vontade do indivíduo sobre os desejos prévios e expressos relacionados à sua saúde e vida no momento que estiver incapacitado.
Explicação:
A alternativa está correta, pois as diretivas antecipadas de vontade estão relacionadas a um tema de difícil consenso em nível social, religioso, moral e, mesmo dentro da classe, se mostra conflituoso: o fim da vida humana. Esse instrumento, por expressar previamente a vontade do paciente auxiliará os profissionais e fornecerá orientação aos familiares e responsáveis pelas decisões sobre sua saúde e vida nos casos em que este esteja incapaz de fazê-lo.
Resposta:
A alternativa A está correta, pois as diretivas antecipadas de vontade estão relacionadas a um tema de difícil consenso em nível social, religioso, moral e, mesmo dentro da classe, se mostra conflituoso: o fim da vida humana. Esse instrumento, por expressar previamente a vontade do paciente auxiliará os profissionais e fornecerá orientação aos familiares e responsáveis pelas decisões sobre sua saúde e vida nos casos em que este esteja incapaz de fazê-lo.
Explicação:
ACERTEI NA MINHA ATIVIDADE.