Respostas
Resposta:
O calendário japonês tradicional não faz a contagem dos anos como o nosso.
Ele conta os anos baseado em períodos de tempo marcados por grandes eventos.
Antigamente, este evento poderia ser qualquer coisa marcante, como o nascimento de alguém importante para o Japão, uma revolução na economia, a morte de alguém famoso.
O fato é que, quando uma era começa, a contagem dos anos começa novamente e segue contando os anos até que uma nova era apareça.
Com o tempo, estas “eras” do calendário japonês passaram a marcar apenas o início e o fim do reinado de cada imperador japonês.
Assim, quando um imperador assume o trono uma nova era começa, e quando ele morre a era corrente termina.
Segundo esta forma de calendário, o ano de 2010 corresponde ao ano 21 da era, uma vez que fazem 21 anos desde que o imperador Akihito assumiu o trono japonês.
Calendário Chinês
O calendário chinês combina o ciclo solar com os ciclos lunares, sendo, portanto, lunissolar. A cada 12 anos completa-se um ciclo, dentro do qual cada ano recebe o nome de um dos 12 animais correspondentes ao horóscopo chinês: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.
Calendário Islâmico
O calendário islâmico ou calendário hegírico é um calendário baseado no ciclo lunar e composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A origem deste calendário remonta à Hégira que foi a migração de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622.
Explicação:
O Calendário Japonês segue o ano do Imperador o dia da posse até sua morte, já o calendário Chinês e o calendário Islâmico são lunissolar ou seja são regidos pela lua