No início da década de 2000 uma lei de abrangência nacional introduziu inovações no ensino de História na Educação básica que contemplam uma reivindicação de décadas de movimentos sociais e políticos no Brasil. A partir da Lei Federal n. 10.639, de 2003, novos temas, sujeitos históricos, culturas e processos sociais e culturais passaram a ser indicados como necessários e importantes para serem ensinados e socializados na Educação Básica. Escolha a alternativa que apresenta os principais pontos e temas propostos pela Lei Federal n. 10.639/2003 para o ensino de História.
a. O ensino de História do Brasil tornou-se obrigatório na Educação Básica e em todos os cursos da Educação Superior, com a exigência de serem ministrados conteúdos relacionados à História e à cultura da África
. b. O ensino de História da África, da cultura afro-brasileira e africana passou a ser obrigatório, devendo se tornar parte dos conteúdos das disciplinas de Artes, de Língua Portuguesa e de História na Educação Básica.
c. Os temas relacionados à História e à cultura indígena passaram a ser obrigatórios, devendo se tornar parte dos conteúdos das disciplinas de Artes, de Língua Portuguesa e de História na Educação Básica.
d. Os temas ligados à História Antiga com enfoque no continente africano e suas relações com a Europa foram reforçados com o objetivo de ensinar os processos de formação do Brasil. e. O ensino de História da África, da cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica é recomendado como importante e é opção de cada unidade escolar introduzir esses conteúdos no ensino de História.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
b
Explicação:
De acordo com a Lei Federal n. 10.639, de 2003, § 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
julianar746:
Partindo da análise das principais reformas educacionais produzidas desde os anos 1970, no Brasil, Selva Guimarães Fonseca (no texto “A História na Educação Básica: conteúdos, abordagens e metodologias”) assinala que as políticas curriculares da década de 1990, tendo como exemplo os Parâmetros Curriculares Nacionais, foram muito importantes para superar o rebaixamento do ensino de História provocado pela estrutura
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás