Leia um trecho do poema “Mundo grande”, de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1940, no livro Sentimento do mundo. De que maneira o poema "O apanhador de desperdícios" de Manoel de Barros estabelece um diálogo intertextual com os versos de Drummond?
Anexos:
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Explicação:
respondido por:
10
Sobre a presença da intertextualidade nos poemas “Mundo grande”, de Carlos Drummond de Andrade, e "O apanhador de desperdícios", de Manoel de Barros, podemos afirmar que:
- O diálogo intertextual entre as duas obras pode ser identificado no uso das palavras “maior” e “menor” no poema de Drummond, em referência ao tamanho do coração do eu lírico; e no uso da palavra como “desimportantes”, neologismo que faz referência às coisas simples da vida. A partir destes usos, os dois poetas tratam o tema da dimensão do amor, em meio àquilo que parece insignificante.
- Outro ponto em que os poemas se convergem reside na necessidade de uso da palavra para transmitir os sentimentos, sendo que, em Drummond, tal uso é escancarado, aberto a quem quiser ouvir; já em Barros, é um caminho inverso, no pequeno e na composição do silêncio.
Poesia
A poesia é um gênero textual marcado pela influência intensa dos sentimentos, que precisam ser expressos pelo eu lírico. Seja de maneira apaixonada e extravasada, seja de um modo introspectivo, quase calado, o poeta consegue transmitir, a partir do uso das palavras de forma artística, aquilo que seu interior experimenta sob o ponto de vista emocional.
Saiba mais sobre intertextualidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/4609016
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás