Para Tomás de Aquino, a lei é a orientação racional das ações humanas, evitando os excessos e as desmedidas, base e fundamento da felicidade e harmonia das sociedades humanas. Explique, a pertir de seu pensamento, os conceitos e relações entre lei eterna , lei natural, lei divina e lei humana
Respostas
Em Santo Tomás lei de Deus é a base para as ações morais humanas.
Lei de Deus e lei dos homens
Não é de hoje que o ser humano tenta entender o que é que objetiva a moral do homem. Desde o inicio da filosofia os pensadores tentam sistematizar seus conhecimentos Sobre ética e moral, em Santo Tomás de Aquino vemos a ideia de que apenas Deus pode tornar uma ação moral objetiva.
Para isso ele usa a sua lei como medida expositiva daquilo que é bom ou mau. Um jeito simples de entender isso é que as leis morais variam de sociedade para sociedade, se não há um padrão objetivo transcendente aos homens, o bem e o mal seriam apenas convenções sociais dado o fato de que cada tribo teria uma lei moral diferente.
Sabendo disso Santo Tomás diz que as leis humanas não são determinantes do bem e do mal, mas sim as leis eternas de Deus que ao serem reveladas aos homens faz com que o homem consiga compreender de forma objetiva e diferenciar o bem do mal.
Você pode ler mais sobre Santo Tomás acessando esse Link: https://brainly.com.br/tarefa/7644306