Quando alguém quer se referir à totalidade do território brasileiro, por vezes utiliza a expressão "O Brasil, do Oiapoque ao Chuí".
Do ponto de vista geografico, porém, essa afirmação clássica apresenta um erro.
I- Para que erro é esse, pesquise quais são os quatro pontos extremos do país. Escreva o local e a unidade de federação que ela se situa.
Respostas
Resposta: O erro na expressão de Oiapoque ao Chuí, é que na verdade, a cidade mais extrema no Norte do Brasil não é o Oiapoque, e sim a cidade de Monte caburaí.
Os quatros pontos extremos são:
Norte: Monte Caburaí, está localizado no Estado de Roraima, na região da Serra do Caburaí, no município de Uiramutã, que faz divisa com a Guiana.
Sul: Arroio Chuí, localizado no extremo sul do Brasil, o Arroio Chuí é um pequeno curso de água no Rio Grande do Sul, que faz divisa com o Uruguai.
Oeste: Serra da Contamana (ou Serra do Divisor) é uma cordilheira rochosa que se localiza no extremo oeste do Brasil. Ela fica no Estado do Acre e faz divisa com a região de Ucayali, no Peru.
Leste: A Ponta do Seixas está localizada na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Ela é considerada, desde 1941, como o local mais leste do território brasileiro.
Bons estudos! :)