Respostas
Resposta: 1, 1, 2, 1, 3, 3, 2, 3
Explicação
Substantiva.
Reconheço uma coisa: isso
A oração após os dois pontos apresenta uma explicação/especificação da "coisa" que foi reconhecida pelo sujeito da oração principal.
Assim, classificamos "que esse menino é encapetado" como subordinada substantiva apositiva, isto é, tem papel de aposto da oração principal.
Substantiva.
Meu desejo é isso.
A oração "que essa guerra termine" atua como um predicativo do sujeito na oração principal ("meu desejo é"), assim podemos classificar "que essa guerra termine" como subordinada substantiva predicativa.
Adjetiva
O "que" que inicia a oração "que a professora solicitou a leitura" é um pronome relativo que remete ao "livro", antes mencionado, logo temos uma oração subordinada adjetiva.
Como essa oração não está entre vírgulas, podemos classifica-la como restritiva.
Substantiva
Tenho receio disto
A oração "que você seja reprovado pela vida" foi pedida pelo substantivo "receio" (receio "de que?"), isto é, tem valor de complemento nominal da oração principal, classificando-se, portanto, em substantiva completiva nominal.
Adverbial
Perceba que a oração "contanto que não abra a boca na viagem" apresenta uma condição para [eu] ir com você, ou seja, teremos aqui uma oração subordinada adverbial condicional.
Adverbial
Note que "a medida que" dá a ideia de proporcionalidade à oração, ou seja, fica evidente que, se víssemos mais alunos terminando a prova, veríamos mais alunos saindo. Dessa forma, temos então uma oração subordinada adverbial proporcional.
Adjetiva
Perceba que o "que" na oração "que estais no céu" é um pronome relativo que remete a "Pai nosso". Como a oração está entre vírgulas, não está restringindo, mas oferecendo uma explicação, um detalhamento maior sobre o "Pai nosso", portanto podemos classifica-la como subordinada adjetiva explicativa.
Adverbial
A oração principal ("iremos ao circo") e a oração subordinada "ainda que chova" apresentam ideias que não seguiriam uma conclusão lógica, isto é, é esperado que, com chuva, adiemos a ida ao circo, no entanto o sujeito na oração principal "quebra" essa expectativa e vai ao circo.
Podemos classificar a oração como subordinada adverbial concessiva.