Respostas
Resposta:
O conservadorismo ou conservantismo é uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização. Há dois tipos de conservadorismo: um, metafísico, e outro, empírico.
Um reacionário é literalmente alguém que reage contra algum desenvolvimento ou mudança, ou se opõe a propostas de mudança na sociedade, o termo é normalmente usado em associação ou mesmo no lugar de conservador, embora isso seja bastante relativo.
Explicação:
O conservadorismo liberal incorpora a visão clássica de intervenção mínima do Estado na economia, garantindo a todos os indivíduos a liberdade de participar no mercado e gerar riquezas. No entanto, segundo o conservadorismo liberal, os indivíduos não podem ser totalmente livres em outras esferas da vida, sendo necessário um Estado forte que assegure a ordem e, através de instituições sociais, desenvolva o sentimento de dever e responsabilidade da nação.
O reacionário defende sempre que se retorne a uma época passada. Para o adepto do reacionarismo, sempre há um tempo anterior que se apresentava como solução para os problemas da sociedade. Em suma, pode-se afirmar que esta visão política entra no rol das ideologias utópicas, visto que não existe possibilidade de fazer um recorte do passado e trazê-lo para o presente.