Práticas trabalhistas: impacto social e econômico gerado pela reforma trabalhista nos seguimentos propostos. Na atualidade, é indispensável que o gestor da área de RH e/ou o profissional do Departamento de Pessoal tenham conhecimento sobre a Legislação Trabalhista. Para isto, deverão estar atentos às mudanças da Legislação para poder garantir a continuidade da empresa, evitando descontentamento dos funcionários e futuras consequências da desobediência ou omissão das leis e normas que regem o segmento, na área de RH da empresa onde atua. Por esta razão é importante que o profissional desta área conheça mudanças, como a que ocorreu na Legislação Trabalhista neste ano de 2017, alterando vários pontos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Nesse sentido, os seguintes temas deverão ser abordados: As principais mudanças que ocorreram na Legislação trabalhista que irão impactar diretamente na orientação e concessão das férias para empregados com
Respostas
Resposta:
A legislação trabalhista apresenta todos os pontos referentes à relação entre colaboradores e empregadores. Portanto, estabelece os deveres das empresas e os direitos que os profissionais possuem. Ao longo das décadas, passou por diversas alterações, com o objetivo de adaptar a lei com a realidade do país.
Profissionais de Recursos Humanos precisam ter conhecimento sobre o que representa a CLT. Aliás, essa responsabilidade é ainda maior em relação aos colaboradores do Departamento Pessoal, área voltada às questões burocráticas, que exigem conhecimento aprofundado sobre legislação. Enquanto isso, o RH é responsável pela gestão de pessoas.
Para isso, apresentamos aqui um resumo da lei trabalhista. Isso porque quem atua nessa área deve ter conhecimento sobre o assunto, em especial a Consolidação das Leis do Trabalho, além de acompanhar as mudanças que acontecem na legislação. Isso para que a empresa esteja sempre atualizada nessa questão e implemente o que, de fato, está valendo.
A lei trata sobre os direitos trabalhistas, que precisam ser respeitados pelas empresas, não apenas para evitar multas e punições à empresa. Mas, para garantir o bem-estar de cada profissional que faz parte do quadro de colaboradores.
Explicação: