1. O que é narrado no primeiro parágrafo do texto Nietzsche?
2. O que pensa Nietzsche sobre a razão e o conhecimento humano? Retire passagens do texto que justifique sua resposta.
3. Qual comparação o autor faz entre o ser humano e a mosca, entre a razão humana e o fato de a mosca voar?
4. O que você acha da posição de Nietzsche com relação a razão humana? Escolha uma das opções abaixo e explique com suas palavras.
Concordo totalmente, porque_____________________
Concordo totalmente, porque_____________________
Discordo totalmente, porque_____________________
Discordo totalmente, porque_____________________
Respostas
1. No primeiro parágrafo Nietzsche fala sobre o Universo e sobre o homem, animal pensante e criador do conhecimento.
2. Neste trecho, Nietzsche coloca a fragilidade do conhecimento e vida do homem: "Esta é a fábula que se poderia inventar, sem com isso chegar a iluminar suficientemente o aspecto lamentável, frágil e fugidio, o aspecto vão e arbitrário dessa exceção que constitui o intelecto humano no seio da natureza."
Novamente questiona a soberba atribuída ao homem como centro da criação e único produtor de conhecimento: "Ao contrário, ele é humano e somente seu possuidor e criador o trata com tanta paixão, como se ele fosse o eixo em torno do qual girasse o mundo."
3. A comparação que Nietzsche faz do conhecimento e o voo de uma mosca, está em se considerar como "talento" único do ser: para o homem, ter como único atributo, a razão, bem como para a mosca, o voar.
5. Concordo totalmente porque, como Nietzsche a mais de um século atrás, precisamos rever constantemente o conceito de "verdades", e a quem elas pertencem ou seja, quem produz o conhecimento, visto que em toda a natureza, ocorre a dimensão da razão.
Verdade e Mentira no Sentido Extramoral de Nietzsche
Nietzsche foi o filósofo que propôs a contradição, o ceticismo e a busca pela verdade, como fator de construção de conhecimento. Seus escritos compõem uma vasta obra, cuja racionalidade humana é colocada à prova.
Seu texto Verdade e mentira no Sentido Extramoral, trata da relatividade do conhecimento humano e da necessidade de uma busca redentora entre a verdade da ciência e a imaginação, como uma maneira de se opor a idolatria da verdade e ao otimismo vazio dos filósofos modernos.
Bons estudos!
Saiba mais sobre Nietzsche em: brainly.com.br/tarefa/5393098