Imagine a seguinte situação: você, como palestrante de um Seminário da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, está explicando a teoria evolucionista e como se deu o povoamento da Terra a partir da migração de seres humanos do continente africano para os demais espaços do planeta. Em certo ponto, uma aluna se manifesta, falando que o pastor de sua igreja e sua família disseram que o evolucionismo é uma mentira, que os humanos não descendem dos macacos, mas foram criados por Deus, a partir de Adão e Eva, como está escrito na Bíblia.
Como você responderia à aluna? Como explicaria as diferenças entre os conhecimentos, sua aplicabilidade e seu uso na vida das pessoas? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
Primeiramente, é importante destacar que esse episódio é uma situação delicada, por causa da confrontação entre um saber proveniente da família, de suas crenças, e o saber científico, disseminado na escola. Não é uma situação de fácil resolução, pois o professor deve explicitar a diferença entre conhecimentos de forma não hierárquica e sem desrespeitar as crenças e a fé de seus alunos.
Assim, uma resposta possível seria, num primeiro momento, diferenciar as formas de conhecimento, assumindo as contradições e a ausência de resposta para muitos aspectos da realidade.Depois, caberia ao professor explicar para a aluna e para a turma que, diferentemente da religião, o conhecimento científico não é uma questão de fé, mas de comprovação e evidências.
As pessoas não descendem dos macacos, isso é um erro. Entende-se que, a partir do conhecimento científico, elas são produto da evolução de hominídeos, evolução que se deu pela adaptação ao meio, e da sobrevivência de determinadas espécies em detrimento de outras. Há suficientes evidências científicas para prová-lo: a arqueologia, a genética, a história, etc.
Quanto à religião, suas explicações para a realidade não são testáveis, não podem ser submetidas a um método científico. Ou seja, não há como comprovar que os seres humanos foram criados por Deus e descenderam de Adão e Eva. O que há, portanto, é a fé e a crença.
Para os alunos mais jovens, pode parecer difícil separar essas formas de conhecimento, e até mesmo parecer contraditório adotar o conhecimento científico e o teológico para ler a realidade. Entretanto, do ponto de vista didático-pedagógico, se souberem diferenciar as formas de conhecimento e suas funções na sociedade, já há uma importante aquisição de habilidades.
1- A resposta para a aluna deverá ser acometida, pois existem assuntos religiosos conflituantes com a ciência. A religião desenvolveu a sua forma de criação e evolução humana, porém não é possível comprovar cientificamente, logo existem diferenças entre os dois pensamentos, que devem ser respeitados.
2- A diferença consiste nos estudos realizados pela ciência, estes que buscam realmente saber como o processo evolutivo se originou, através da biologia humana, ou seja, isto foi comprovado através de testes. A religião propaga uma diferenciação deste método evolutivo, pois se baseia nas crenças humanas sobre a nossa criação e desenvolvimento.
Qual a importância da ciência?
Através da ciência, é possível comprovar os fatos que acontecem no nosso planeta e até mesmo fora dele, pois através das diversas ciências desenvolvidas pelo ser humano, é possível investigar qualquer acontecimento e entender como o mesmo acontece.
Saiba mais sobre religião: brainly.com.br/tarefa/21802419
Saiba mais sobre ciência: brainly.com.br/tarefa/20819799
#SPJ2