• Matéria: História
  • Autor: eduardamitrogi19
  • Perguntado 3 anos atrás

os camponeses que foram para as cidades se tornaram:​

Respostas

respondido por: am1241226
0

Resposta:

Relacione as orações com os tipos de sujeito:

respondido por: iasmim852
0
O termo histórico "camponês" costuma se referir a uma parcela da população que no período medieval nascia, vivia, trabalhava e morria em condições precárias nos feudos europeus, sendo explorados pelos senhores aos quais estavam submetidos. Em determinados reinos, como a França, tais condições de vida da classe camponesa se manteriam praticamente inalteráveis pela maior parte da Era Moderna, melhorando apenas já na Era Contemporânea.

As bases para o surgimento do campesinato enquanto classe social feudal encontra-se no fortalecimento econômico dos latifúndios romanos na parte final do Império Romano do Ocidente. Em meio à crise econômica e às invasões das tribos germânicas, os grandes senhores romanos abandonaram as cidades e foram viver em suas vilas, onde rapidamente se desenvolveria uma economia agrária voltada para a subsistência de seus habitantes. Romanos mais pobres procurariam trabalho e proteção nas terras dos senhores, recebendo-as com a condição de ceder parte de sua produção, em uma relação que ficaria eventualmente conhecida como colonato.

Após a invasão e saque de Roma em 476, o processo de ruralização e descentralização do poder político se intensificou. Com a ausência de uma autoridade central, os grandes senhores dos latifúndios aumentaram sua autonomia e isolaram-se em meio à regressão do comércio europeu, criando na prática um pequeno reino nos domínios de cada um, principalmente depois que a insegurança causada pela invasão muçulmana, no século XIII, bloqueou as principais vias de comunicação. Estavam criadas as condições sociais para o estabelecimento do feudo e a subjugação social dos dependentes feudais.
Perguntas similares