A quem se atribui a seguinte descritiva?
“Foi um antropólogo, professor e filósofo belga. Lecionou na Universidade de São Paulo, entre 1935 e 1938. É considerado fundador da Antropologia Estruturalista. Não concordava com a divisão das Sociedades em civilizados e selvagens ou a divisão em superiores e inferiores. Dentre suas principais obras, está Tristes Trópicos. Realizou seus trabalhos etnográficos no interior do Brasil, com as tribos Caduveo, Bororo, Nanbikwara e Tupi-Kawahib, quando estava apenas iniciando sua jornada acadêmica.”
Assinale uma das alternativas abaixo:
a.
Lévi-Strauss.
b.
Gilberto Freyre.
c.
Franz Boas.
d.
Darcy Ribeiro.
e.
Malinowski.
Respostas
Resposta:
a) Lévi-Strauss
Explicação:
Realizando uma breve pesquisa, constatou-se que a resposta A é a correta. Observe abaixo.
“Foi um antropólogo, professor e filósofo belga". Esta correto pois nasceu em Bruxelas, na Bélgica, no dia 28 de novembro de 1908. Apesar de alguns sites mencionarem que seria francês.
"Lecionou na Universidade de São Paulo, entre 1935 e 1938". Confere, ou quase, apesar de aparecer que os anos foram entre 1935 e 1939.
"É considerado fundador da Antropologia Estruturalista". Sim, foi um dos grandes pensadores do século XX, foi considerado o mestre da Antropologia Moderna.
"Não concordava com a divisão das Sociedades em civilizados e selvagens ou a divisão em superiores e inferiores". Suas ideias são muito diferentes do pensamento da época em que viveu, rompem com a ideia de que índios são somente índios, pois não concordava com a divisão em civilizados e selvagens ou a divisão em superiores e inferiores, além de possuir uma visão ambientalista radical.
"Dentre suas principais obras, está Tristes Trópicos". Sim, dedicou uma tetralogia, as Mitológicas, ao estudo dos mitos, mas publicou também obras que escapam do enquadramento estrito dos estudos acadêmicos - dentre as quais o famoso Tristes Trópicos, publicado em 1955, que o tornou conhecido e apreciado por um vasto círculo de leitores.
"Realizou seus trabalhos etnográficos no interior do Brasil, com as tribos Caduveo, Bororo, Nanbikwara e Tupi-Kawahib, quando estava apenas iniciando sua jornada acadêmica”. Sim, embora as obras de Lévi-Strauss em certo ponto descrevam os índios do Cerrado brasileiro de forma "eurocêntrica" ou "colonialista", e por mais que suas teorias sejam muitas vezes interpretadas sob a ótica do pensamento marxista pós-Guerra Fria do século XXI, ideias assim só apareceram a partir do final da década de 1960 com o surgimento da contracultura marxista e ambientalista radical.
Logo...
-a.
Lévi-Strauss
Claude Lévi-Strauss (1908-2009) foi um antropólogo, sociólogo e humanista francês. Foi um dos grandes pensadores do século XX, foi considerado o mestre da Antropologia Moderna. Nasceu em Bruxelas, na Bélgica, no dia 28 de novembro de 1908. Filho de uma família judia viveu com seu avô o rabino da sinagoga de Versalhes, durante a Primeira Guerra Mundial. Concluiu o curso primário em Versalhes e em seguida mudou-se para Paris. Ingressou no tradicional Lycée Janson-de-Sailly e em seguida no Licée Condorcet, onde conclui o curso secundário.
b.
Gilberto Freyre.
Gilberto de Mello Freyre KBE GCC GCSE foi um polímata brasileiro. Como escritor, dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia, antropologia e história. Foi também autor de ficção, jornalista, poeta e pintor. É considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX.
c.
Franz Boas.
Franz Uri Boas foi um antropólogo teuto-americano, um dos pioneiros da antropologia moderna que tem sido chamado de "Pai da Antropologia Americana". Estudando na Alemanha, Boas foi premiado com um doutorado em 1881 em física, enquanto estudava geografia
d.
Darcy Ribeiro.
Darcy Ribeiro foi um antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político brasileiro, filiado ao Partido Democrático Trabalhista e conhecido por seu foco em relação aos indígenas e à educação no país. Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores.
e.
Malinowski.
Bronisław Kasper Malinowski foi um antropólogo polaco. É considerado um dos fundadores da antropologia social. Atuando na London School of Economics, fundou a escola funcionalista. Suas grandes influências incluiam James Frazer e Ernst Mach.
Fontes: Todas disponível em wikipedia. Acesso em 22 de mar de 2022.