Indique o que Marc Ferro quis dizer com a seguinte premissa sobre a utilização do cinema como fonte: Partir da imagem, das imagens. Não procurar somente, nelas, ilustrações, confirmações, ou desmentidos de um outro saber, o da tradição escrita. Considerar as imagens tais quais são, mesmo se for preciso apelar para outros saberes para melhor abordá-las. a. Para Marc Ferro, não é necessário decodificar os filtros ideológicos enquanto conteúdos latententes de uma realidade externa de que o filme seria uma imagem. b. Todas as demais alternativas estão corretas. c. Para Marc Ferro, não é necessário entender tanto a realidade figurada, quanto a própria obra. d. Todas as alternativas estão incorretas. e. Para Marc Ferro, o cinema tem uma linguagem própria e que seria interessante o professor/historiador ter um pouco de conhecimento para afinar a olhar crítico dos saberes existentes no conteúdo fílmico.
Respostas
Resposta:
E- Para Marc Ferro, o cinema tem uma linguagem própria e que seria interessante o professor/historiador ter um pouco de conhecimento para afinar a olhar crítico dos saberes existentes no conteúdo fílmico.
Explicação:
Resposta:
e.
Para Marc Ferro, o cinema tem uma linguagem própria e que seria interessante o professor/historiador ter um pouco de conhecimento para afinar a olhar crítico dos saberes existentes no conteúdo fílmico.
Explicação:
Para Marc Ferro, o cinema tem uma linguagem própria e que seria interessante o
professor/ historiador ter um pouco de conhecimento para afinar a olhar crítico dos
saberes existentes no conteúdo fílmico. O cinema também faz parte de um contexto
de produção de conteúdo muitas vezes imerso na indústria de massa, ou do cinema
alternativo. É muito importante, ao utilizar o cinema como material didático, ou como
fonte para história, estar atento ao processo de produção do mesmo, porque os
aspectos ideológicos de quem fez o filme, ou de quem patrocinou, ou produziu, serão
traduzidos na película.
Desse modo, fica claro que, para utilizar o cinema na escola, é preciso que o
professor esteja ciente de que é necessária uma metodologia consistente. O professor
precisa de um preparo antes de passar o filme. Vejamos o que coloca Fonseca:
[...] com relação à operacionalização do trabalho em sala de aula, acreditamos
ser de extrema importância a preparação prévia do professor, ou seja, ele
deve ter domínio em relação ao filme e clareza total da inserção do filme no
curso, bem como dos objetivos e do trabalho a ser realizado após a projeção7.
Para Marc Ferro, o cinema tem uma linguagem própria e que seria interessante o professor/historiador ter um pouco de conhecimento para afinar a olhar crítico dos saberes existentes no conteúdo fílmico.