Analise com atenção a citação a seguir:
"O chefe númida recorreu às armas para forçar o imperador todo-poderoso, a reconhecer o direito de seu povo à terra, pois a conquista romana fora imediatamente seguida do confisco de todas as terras férteis. Os campos dos Númidas sedentários tinham sido devastados; as áreas tradicionalmente percorridas pelos nômades eram constantemente reduzidas e limitadas; os veteranos e outros colonos romanos e italianos instalavam-se por toda parte, a começar pelas regiões mais ricas do país; companhias coletoras de impostos e membros da aristocracia romana, senadores e cavaleiros, apropriavam-se de vastos domínios. Enquanto seu país era assim explorado, todos os autóctones nômades e todos os habitantes sedentários que não viviam nas raras cidades poupadas pelas guerras sucessivas e pelas expropriações foram reduzidos a uma condição miserável ou expulsos para as estepes e para o deserto. Portanto, sua única esperança era a resistência armada, e seu principal objetivo, a recuperação das terras". (MAHJOUBI, 2010, p. 502)
O trecho citado acima refere-se:
a )
À guerra entre os númidas e os invasores bárbaros - vândalos - que ocuparam o norte da África no século V da nossa era.
b )
Aos confrontos entre os númidas e os cartagineses no século VII a.C.
c )
À guerra entre romanos e cartagineses ocorrida no século II a.C.
d )
Às guerras locais, entre númidas e getúlios, povos autóctones da África Mediterrânea, ocorridas no século VII a.C.
e )
À resistência autóctone (númida) à dominação romana, durante uma guerra ocorrida entre o século I a.C e o século I da era Cristã.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1) não sei porque mais sim
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
À resistência autóctone (númida) à dominação romana, durante uma guerra ocorrida entre o século I a.C e o século I da era Cristã.