As lipoproteínas são complexos formados por vários tipos de lipídeos, os triacilgliceróis, os fosfolipídeos e os ésteres de colesterol, e por proteínas específicas, denominadas de apolipoproteínas ou apoproteínas. As apolipoproteínas têm funções de reconhecimento de receptores celulares e de participação no metabolismo das lipoproteínas. Temos cinco classes de lipoproteínas plasmáticas: quilomícron, vldl (lipoproteína de muito baixa densidade), idl (lipoproteína de densidade intermediária), ldl (lipoproteína de baixa densidade) e hdl (lipoproteína de alta densidade). O tamanho e a densidade das lipoproteínas plasmáticas dependem das composições lipídicas e proteicas
Respostas
Como o próprio nome sugere, as lipoproteínas são compostos formados entre lipídeos e proteínas, esses compostos tem a função de transportar o colesterol e triglicérides, sendo assim, eles são conhecidos popularmente como o colesterol bom e ruim. Isso acontece porque no caso do HDL, tem função de transportar o colesterol, enquanto o LDL está associado a doenças coronarianas, como por exemplo a aterosclerose.
Lipoproteínas e suas características
As lipoproteínas podem ser consideradas de muito baixa densidade, como a VLDL; de densidade intermediária, como por exemplo a IDL; de baixa intensidade, como a LDL, e de alta intensidade como a HDL.
Essa densidade está relacionada com a quantidade de lipídeos e proteínas presentes, sendo assim, o HDL é considerado como o colesterol bom, porque além de fazer o transporte reverso do colesterol, ou seja, ele tem a capacidade de ''limpar '' o excesso de colesterol nas artérias, ele tem uma composição maior.
Leia mais sobre lipoproteínas: https://brainly.com.br/tarefa/12973605
#SPJ2
Resposta: I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2. correta
Explicação: