Respostas
Resposta:
Você sabe que a Constituição brasileira é a Lei que está acima de todas as demais e que garante os direitos e deveres de todo o cidadão brasileiro. Mas e as crianças, brasileirinhos que manterão essa garantia acima de tudo para que o Brasil seja uma nação democrática, igualitária e justa, sabem lá o que é Constituição?
Já estamos na sétima. A primeira foi a Constituição do Império, de 1824. A mais recente, de 1988, foi denominada "Constituição Cidadã".
Se as crianças aprendessem na escola as normas que regem o Brasil, as futuras gerações teriam consciência de que seus direitos e deveres são instituídos por um Estado Democrático, que asseguram a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida com a solução pacífica das controvérsias, como cita a Constituição de 1988.
Ciente dessa importância, o advogado e professor de Direito Constitucional Júlio Cesar Hidalgo, autor do livro “Constituição em Quadrinhos”, explica às crianças como funciona a matriz de todas as leis do Brasil.
A seguir, saiba a importância da Constituição ser apresentada em sala de aula.
Jornal dos Professores: Por que é preciso ensinar a Constituição às crianças?
Júlio Cesar Hidalgo: Muitos são os benefícios de se ensinar a Constituição nas escolas, mas podemos começar pela importância que a Constituição tem no direito. Ela é a norma mais importante, aquela com que todas devem estar de acordo. Assim,