• Matéria: Filosofia
  • Autor: meleandy
  • Perguntado 3 anos atrás

Toda ou a maior parte das ideias é inata ao invés de ser adquirida no decorrer da vida e a certeza do conhecimento deve ser privilegiado sobre a mera probabilidade dele em investigação filosófica.uma outra característica em comum entre os mais proeminentes

Respostas

respondido por: BrenoSousaOliveira
0

A ideia defendida por esse pensamento é chamada de ''racionalismo'', ela defende a posição de que a razão tem mais importância do que as sensações.

Racionalismo

O racionalismo foi uma corrente filosófica fundada por René Descartes, o qual é baseada em três principais pilares: A razão humana em consonância com a intuição, tem privilégio sobre as sensações e a experiência a respeito do conhecimento e Grande parte das nossas ideias são inatas ao homem.

Descartes defendia a ideia de que nossas ideias já existem na própria mente humana, o que acontece é que vamos reconhecendo-as com o passar do tempo.

A mera investigação filosófica não seria capaz de conhecer a verdade por si mesma, para demonstrar isso ele usou a ideia do ''Gênio mau'', no qual ele perguntava como que sabemos que aquilo que sabemos não foi influenciado por um Gênio mau que quer nos enganar.

Por isso ele chega a conclusão de que deve haver uma causa inteligível que embora não seja possível prová-la empiricamente, deve ser aceita racionalmente. Pois a razão seria a única forma de conhecer a verdade por completa e a causa inteligível é o que daria sentido a razão.

Você pode ler mais sobre o racionalismo acessando esse link: https://brainly.com.br/tarefa/1114685

Anexos:
Perguntas similares