Respostas
Resposta:
Para que a expressão seja eficiente é preciso desenvolver todas as possibilidades do movimento corporal culminando com o descobrimento do próprio corpo através da sensibilidade, da vivência e conscientização, isto é, perceber os aspectos físicos e psíquicos do corpo e suas inter-relações.
Explicação:
Resposta:
Além do trabalho manipulativo que envolve a leitura e a escrita, o professor deve se preocupar com as questões cognitivas. Para isso, deve ser claro ao passar as informações e buscar explorar todos os canais sensoriais que envolvem o aluno, a fim de facilitar a aprendizagem.
Nas aulas de Educação Física, o professor pode trabalhar inúmeros aspectos referentes à leitura e à escrita, pois são indispensáveis a qualquer disciplina. Para trabalhar a cognição, o professor pode colaborar com brincadeiras que envolvam palavras como o "voleibol de letras", em que o aluno aprende a letra ou monta palavras juntando uma letra que está em cada lado da rede.
Também é possível trabalhar a palavra relacionada ao movimento, com tarefas que envolvam a escrita em brincadeiras de locomoção, por exemplo, ao mesmo tempo em que o aluno realiza uma habilidade com o arco, deve escrever seu nome no chão ou letras solicitadas. Pode-se realizar o jogo do stop, ou seja, ao falar uma letra, o aluno escreve uma palavra que se relacione com ela.
Ainda no caso da escrita, o professor pode trabalhar com habilidades motoras manipulativas, em que o aluno pegue, prenda e solte o objeto, reforçando o movimento do lápis. Ainda, é possível aplicar atividades relativas à coordenação motora fina, como o próprio hábito de escrever. Pode-se, também, relacionar e/ou aprender palavras conforme a atividade feita em aula.
Na leitura, é possível utilizar inúmeros jogos lógicos e de raciocínio que estimulam a aprendizagem de palavras. São exemplos o jogo da forca, em que os alunos vão dizendo letras para acertar as palavras, ou jogos de adivinhações. O jogo soletrando, em que os alunos vão soletrar as letras de uma palavra, também colabora com os processos de leitura e escrita.
Explicação: